Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.973

Resumo

Neste artigo, problematizam-se questões ligadas à docência na Educação Profissional, conjugadas ao reconhecimento dos saberes experienciais que os sujeitos jovens, adultos e idosos trazem consigo. Efetiva-se pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Apresenta-se um apanhado bibliográfico dos conceitos de base, e debatem-se perspectivas possíveis do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de Linha Francesa de Michel Pêcheux (1993) para o corpus analítico. Como resultados se destaca que a tensão do reconhecimento e validação dos saberes experienciais apontados nos discursos remonta a memórias impregnadas de historicidade e trabalha a ideologia como materialmente relacionada às práticas docentes, orientando reflexões finais sobre o papel docente.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ademar Bender, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / UERGS Unidade Litoral Norte

Possui graduação em Ciências Sociais - Sociologia - Bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (2010) / ULBRA, Licenciado pelo PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2014) / UERGS - habilitado nas áreas de Gestão de Pessoas e Planejamento e Políticas Públicas Sociais, Especialista em Psicanálise e Educação - Centro Universitário Ritter dos Reis (2016) / UniRitter. Atuou, durante cinco anos e meio, como professor contratado da Escola Técnica Estadual Parobé / CEREP Parobé. Atualmente é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UERGS - Unidade Osório/RS, linha de pesquisa Linguagens e Artes em Contextos Educacionais, como também, funcionário da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica / CEEE D. Desenvolve estudos na área de Educação e Sociologia com ênfase em discurso pedagógico e docência na educação profissional de jovens, adultos e idosos, e também em estudos culturais, psicanálise e educação, resiliência, alteridade, cidadania e trabalho.

Sita Mara Lopes Sant'Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional (PPGED/UERGS). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Bender, R. A., & Sant’Anna, S. M. L. (2020). Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais. Horizontes, 38(1), e020061. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.973

Edição

Seção

Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas