Sobre a Revista
Procedimentos utilizados para a análise e aprovação dos artigos
Etapas de Avaliação do texto
A Revista Horizontes utiliza a avaliação duplo-cega, o que significa que os (as) autores (as) não conhecem a identidade das pessoas que realizam a avaliação, e vice-versa. Todos os trabalhos recebidos pela Horizontes passam pelas mesmas etapas de avaliação, conforme a descrição abaixo.
Triagem: Os trabalhos submetidos à Horizontes passam por uma apreciação prévia pela equipe técnica de verificação quanto ao preenchimento dos metadados (dados da instituição, titulação, Orcid, resumo da biografia); se os textos estiverem fora do escopo ou dos critérios editoriais do periódico, serão recusados; os demais trabalhos são encaminhados para a avaliação, às cegas, por pareceristas ad hoc designados/as pelas editoras ou editores associados.
Avaliação Duplo-Cega por pareceristas ad-hoc: Após a aprovação dos artigos na etapa da triagem, a editora-chefe designa um dos editores associados para conduzir o processo de avaliação. A editora ou editor associado designado irá atribuir o trabalho para ser avaliado por parecerista ad-hoc com título de doutorado. Após avaliação, pareceristas ad hoc podem fazer as seguintes recomendações:
- ACEITAR: O/a parecerista recomenda a publicação do artigo, podendo sugerir revisões pontuais a serem realizadas pelo/a autor/a;
- CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS: O/a parecerista recomenda a publicação do texto, mediante a incorporação das sugestões apontadas no parecer;
- REJEITAR: O/a parecerista avalia que o texto não está apto para publicação no periódico.
O texto será recusado para publicação, quando receber dois pareceres desfavoráveis: Rejeitar e Rejeitar. Por sua vez, o texto será aceito para publicação, quando receber dois pareceres favoráveis: Aceitar e Aceitar.
E o texto será aprovado parcialmente para publicação, quando receber um ou dois pareceres com aprovação condicional: Aceitar e Correções Obrigatórias ou Correções Obrigatórias e Correções Obrigatórias. Nesse caso, será atribuído mais um prazo para o/a autor/a incorporar as sugestões listadas no parecer. A autoria principal deverá efetuar o envio da versão revisada diretamente na plataforma OJS da Horizontes, dentro do prazo indicado. As alterações realizadas no texto devem ser destacadas em fonte vermelha no documento revisado. Esse texto será analisado pela editora ou editor associado que se encontra responsável por acompanhar o processo de avaliação. Após, observar a incorporação e/ou justificativa acerca das recomendações solicitadas, o texto será aprovado para publicação. Nos casos, em que os textos receberem pareceres divergentes: Aceitar e Rejeitar. A editora ou editor associado deverá atribuir o texto para ser avaliado por mais um/a parecerista ad-hoc.
Todos os textos aprovados passam por mais uma etapa de edição denominada Revisão Normativa e de Linguagem, na qual a autoria principal recebe uma Carta encaminhada por uma das editoras de texto da Horizontes, contendo informações sobre o processo final de edição de texto que deverá ser realizada por profissional de revisão. Os custos dessa revisão final são de responsabilidade do/a autor/a. Será estipulado, mais um prazo para devolução do texto revisado, que deverá ser devolvido já com os dados de autoria e link Orcid.
Na etapa final os textos aprovados são encaminhados para diagramação e em seguida para publicação
Periodicidade
A Revista Horizontes, a partir do volume 37, em 2019, passa a adotar o sistema de publicação contínua.
Taxas para submissão e publicação de textos
A Revista Horizontes não cobra nenhuma taxa de submissão, nem tampouco de publicação, distribuição e downoad. A publicação é gratuita, ficando a cargo dos/as autores/as apenas o custeio da revisão normativa e de linguagem, a ser realizada por profissional habilitado da área indicado pela equipe editorial da Horizontes, na última etapa de edição de manuscrito aprovado para publicação.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Quadriênio 2017-2020
ISSN: 0103-7706 (Impressa) -ISSN: 2317-109X (Online) - CAPES: QUALIS A2
Divulgadores, índice de métricas, catálogos
- Google Analytics (UA-79556461-1)
Fontes de Apoio
|