Sobre a Revista

Foco e Escopo

O periódico Horizontes, com publicação contínua, é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. Aceita para publicação artigos inéditos resultantes de pesquisas de caráter empírico ou teórico, além de ensaios, resenhas e entrevistas, exclusivamente na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

Os trabalhos submetidos passam por uma apreciação prévia pelos integrantes da Comissão Editorial; se estiverem fora do escopo ou dos critérios editoriais do periódico, serão devolvidos aos autores; os demais, serão encaminhados para a avaliação, às cegas, por pareceristas ad hoc designados pelos editores ou editores de seção.

Com vistas a manter uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

Além de textos de demanda espontânea, o periódico é composto de seções temáticas coerentes com o seu escopo; essas seções são sugeridas pelo comitê editorial ou propostas por pesquisadores externos, desde que avaliadas previamente. Tanto num caso como em outro, os artigos passam por todas as etapas do processo de avaliação.

Os conteúdos publicados não refletem a posição, opinião ou filosofia, nem do Programa de Pós-Graduação em Educação nem da Universidade São Francisco.

O/os autor/es mantêm os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.

Os prazos de avaliação (aceitação ou recusa) podem variar em torno de um ano, dependendo da complexidade da temática e das avaliações e revisões sugeridas.

ISSN: 0103-7706 (Impressa) - CAPES: QUALIS A4

ISSN: 2317-109X (Online) - CAPES: QUALIS A4

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores são selecionados pelos editores da revista e convidados para compor o comitê editorial ou atuarem como avaliadores ad hocs. São pesquisadores na área de educação, com a titulação mínima de doutorado.

Os artigos submetidos ao periódico Horizontes são encaminhados a dois avaliadores, preferencialmente que tenham aproximações com o foco da pesquisa. Podem ocorrer os seguintes casos nessa avaliação:

1. O texto é aprovado pelos dois avaliadores: o texto é aprovado para publicação, os autores são notificados e o texto vai para a revisão pela revisora responsável do periódico.

2. O texto é rejeitado pelos dois avaliadores, o texto é arquivado, os autores são notificados.

3. Há sugestões de modificações no texto por um ou pelos dois avaliadores: o texto é encaminhado aos autores para as revisões solicitadas; quando devolvidos, o texto passa por uma avaliação dos editores, a fim de conferir as alterações feitas. Se aprovado, ele é encaminhado para a revisão da editora.

4. O texto não é aprovado, mas sugere-se encaminhamento para nova rodada de avaliação. Os autores são notificados e o periódico coloca-se à disposição para receber nova versão do texto.

Periodicidade

O periódico Horizontes, a partir do volume 37, em 2019, passa a adotar o sistema de publicação contínua.

Taxas para submissão e publicação de textos

O periódico Horizontes não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Política de Acesso Livre

Divulgadores, índice de métricas, catálogos

• Google Analytics (UA-79556461-1)

Fontes de Apoio

Coordenação de Sistemas Acadêmicos
Tecnologia da Informação

Histórico do periódico

O periódico Horizontes é uma publicação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. A partir de 2019 o periódico passa a adotar o sistema de publicação contínua. Alguns de seus números possuem duas partes: uma temática e, outra com colaboração de artigos e resenhas sobre temas gerais da área da Educação com objetivo de ampliar o debate e a investigação acadêmica em suas vertentes: históricas, culturais e práticas educativas em diversas perspectivas. Ademais, temos como meta atender, entre outros, os interesses de pesquisadores e educadores que atuam na área das ciências humanas, em especial, no campo da Educação. Assim, a fim de manter diálogo com investigadores nacionais e internacionais, a revista recebe publicações em português, inglês, francês e espanhol.

Qualis Capes A4

Editora-gerente: Adair Mendes Nacarato