Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores/as (1 autor/a e 2 coautores/as), com pelo menos um com título de Doutorado. Antes do processo de submissão, o/a autor/a e todos os/as co-autores/as deverão realizar o cadastro completo no site da revista e autenticar seu ORCID ID. A submissão deve ser feita indicando os mesmos e-mails informados no cadastro.

    ATENÇÃO: considera-se "sobrenome" o último nome, referenciado em citações. Todos os demais devem ser inseridos no campo "nome". Exemplo: Maria José da Silva Sousa Santos / Nome: Maria José da Silva Sousa Sobrenome: Santos
  • O/a autor/a ao submeter seu manuscrito para avaliação da revista Horizontes, sendo doutor/a, concorda em se tornar avaliador/a de artigos nas edições futuras.
  • No momento da submissão, os/as autores/as do manuscrito não devem possuir publicação no periódico Horizontes, seja como autor/a ou co-autor/a de qualquer texto, em qualquer formato, nos últimos 12 meses.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (No template da Horizontes) sem qualquer informação que permita o reconhecimento da identidade dos/as autores/as ou das instituições e publicações a eles relacionados (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelas editoras).
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. O texto só será aceito se formatado no template da revista.
  • O texto deve ser original e inédito e não ter sido submetido, paralelamente, a outro periódicos, para avaliação e publicação.
  • Se o texto a ser submetido for oriundo de tese/dissertação é importante indicar essa informação às editoras, utilizando o campo "Discussão pré-avaliação". Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese. Favor não inserir essa ou outra informação no arquivo, que possa identificar a autoria. Os dados da dissertação/tese serão inseridos somente na etapa de editoração do texto, uma vez aprovado.
  • O manuscrito deve ser original e de autoria exclusiva dos/as autores/as nomeados em metadados no sistema. É dever dos/as autores/as garantir, em caso de utilização de outras referências, as devidas citações conforme ditam as normas acadêmicas e os preceitos éticos.
  • Em caso de aprovação do manuscrito para publicação, na última etapa da edição do texto, os/as autores/as se responsabilizam pelo encaminhamento da versão final do texto à revisão normativa de linguagem e de formatação (inclusive os resumos nas línguas estrangeiras), por equipe de profissional habilitada e com experiência na área, que será indicada pelas editoras da Horizontes. A realização de revisão prévia antes da aprovação do manuscrito não exime autores/as da realização desta revisão normativa e de linguagem (última etapa da edição, que precede a publicação do manuscrito aprovado). Será solicitada, na entrega da versão revisada, uma declaração emitida por profissional que realizou a revisão normativa e de linguagem do manuscrito aprovado. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos/as autores/as.

Diretrizes para Autores

Sobre os/as autores/as:

Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores/as (1 autor/a e 2 coautores/as), com pelo menos um com título de Doutorado.  (Ata Colegiado PPGSS- Educação/USF, 06/12/2024)

Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade de autores/as e instituições, após a publicação de manuscrito na revista, os/as autores/as deverão aguardar, no mínimo, 12 meses para submeter textos novamente para avaliação.

O/a autor/a que tiver publicado pela revista Horizontes se compromete a ser avaliador/a de artigos nas edições futuras.

 Cada manuscrito, antes do processo de submissão, todos os/as autores/as deverão realizar o cadastro completo no site da revista e autenticar seu ORCID ID. A submissão deve ser feita indicando os mesmos e-mails de cadastro.

ATENÇÃO: considera-se "sobrenome" o último nome, referenciado em citações. Todos os demais devem ser inseridos no campo "nome". Exemplo: Maria José da Silva Sousa Santos / Nome: Maria José da Silva Sousa Sobrenome: Santos. Manuscritos submetidos por autores/as cujo cadastro não estiver completo e com ORCID ID autenticado, serão rejeitados pelas editoras.

Como vincular seu cadastro na Horizontes ao número ORCID?

  1. Acessar o site https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/user/register
  2. Faça seu login e vá até o seu Perfil;
  3. Vá até a aba Público e clique em Criar ou Associar o seu ORCID iD;
  4. Faça seu login no ORCID e, em seguida, clique em Autorizar acesso para completar a vinculação entre os dois perfis.

Sobre os trabalhos submetidos:

Os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a avaliação simultânea em outros periódicos. Os/as autores/as devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com ferramentas detectoras de plágio e autoplágio.

Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

Os manuscritos submetidos serão avaliados pelos editores da revista e, se aprovados, serão encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação. Aos editores cabe o diálogo e mediação entre autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados, com base nas recomendações dos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso aceitos, os textos passarão por revisão, editoração e publicação. Nessa etapa, os textos poderão ser reenviados aos autores para ajustes, quando for o caso.

IMPORTANTE: Em caso de aprovação do manuscrito para publicação, é de total responsabilidade dos/as autores/as o encaminhamento do texto, na última etapa de edição, à revisão normativa e de linguagem (inclusive o resumo na língua estrangeira) que será feita por profissional habilitado e com experiência na área indicado pela equipe de editoras da Horizontes. Será solicitada, na entrega da versão revisada, uma declaração emitida pelo/a profissional que realizou a revisão normativa e de linguagem do manuscrito aprovado. Os respectivos encargos de revisão são de responsabilidade dos/as autores/as.

O texto que não seguir a qualquer uma das normas para submissão, será rejeitado pelas editoras.

Formatação do manuscrito:

Para facilitar a editoração do texto, a Comissão Editorial disponibilizou um arquivo modelo com a estrutura da revista. Para realizar o download do template e utilizá-lo para adequar seu trabalho ao padrão do periódico, clique na palavra (a seguir). 

TEMPLATE  

Título: Calibri, fonte 12, centralizado, negrito, somente a primeira letra em maiúscula.

Resumo: Calibri, fonte 10, de 600 a 800 caracteres com espaço, justificado, sem adentramento, espaçamento simples.

Palavras-chave: Calibri, fonte 10, máximo 5 palavras com iniciais maiúsculas, separadas por ponto e vírgula, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, na linha abaixo do resumo.

Além do título e resumo em português, é necessário apresentá-los em mais um idioma, podendo ser inglês, espanhol ou francês.

O corpo do texto deve ser redigido em Calibri 12, justificado, com adentramento de parágrafo de 1,25, para início de parágrafos e entrelinhas com espaçamento 1,5.

Artigos devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 60 mil caracteres com espaços, incluindo todos os elementos textuais. Resenhas deverão ter entre 5 mil e 13 mil caracteres com espaços. Ensaios, relatos de experiência ou entrevistas deverão ter entre 20 mil e 38 mil caracteres com espaços.

Citações: O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520 da ABNT, 2.a edição. O/a autor/a será citado/a entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (Barbosa, 1980).

Referências: deverão ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto, e separadas entre si por uma linha em branco com espaçamento simples.

Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos/as autores/as (dispostos em ordem alfabética), indicar apenas as iniciais dos prenomes e seguir as Normas atualizadas da ABNT (NBR 10520, 2.a edição). Importante, sempre colocar nome(s) do(s) tradutor(es). As palavras latinas, como In e et al., são grafadas em itálico nas referências.

Anexos: Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos.

Questões éticas

A Revista Horizontes adota um compromisso com respeito às questões éticas do processo de submissão, avaliação e publicação dos manuscritos (artigos, ensaios, entrevistas e resenhas). As verificações visam garantir a transparência no processo e boas práticas éticas quanto aos manuscritos.

 1) Submissão

Aos manuscritos submetidos, inicialmente há uma análise inicial, uma checagem, observando: se entre os autores há pelo menos um com título de doutorado; se os autores (as) obedeceram o período de interstício de um ano (12 meses) entre as publicações; se os metadados estão preenchidos corretamente para não haver impedimento de publicação; se a regra sobre a publicação inédita foi considerada; há verificação de similaridades do manuscrito submetido com outras publicações dos autores já publicadas ou mesmo com outras publicações, realizado pelo programa específico.

 2) Avaliação

Os editores (as) verificam:

- Se há informações da autoria do manuscrito no interior do texto, sejam, ao se referenciar que o manuscrito é fruto de tese ou dissertação ou mesmo em referenciar os autores no interior do texto Referências, para não ferir a regra de avaliação às cegas. A informação sobre o manuscrito ser fruto de tese ou dissertação é importante e deve ser informada nos metadados com endereço do local onde se encontra disponível no campo “Informações ao Editor”.

- A Horizontes faz uso de um sistema de controle de plágio/autoplágio, é responsabilidade dos autores(as) verificar se todas as citações no interior do manuscrito estão devidamente referenciadas e  na lista de autores no final, em referências.

- Se o manuscrito for fruto de pesquisa que envolva seres humanos, é solicitado aos autores que informem nos metadados no campo “Informações ao Editor” o número do CAAE do CEP/Conep e solicitamos ainda que os (as) autores (as) informem ao leitor no interior do texto, bem como em nota de rodapé, uma vez aprovado para publicação. Caso a pesquisa não tenha sido submetida a uma revisão ética pelo sistema CEP/CONEP, os autores (as) do manuscrito poderão adotar o termo "Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos", disponível:https://anped.org.br/e-books/ ( v1. p. 205-211). 

Os autores(as) deverão se atentar com os cuidados éticos exigidos com população altamente vulneráveis (crianças e adolescentes menores de 18 anos; pessoas com deficiências e distúrbios; idosos, indígenas, quilombolas, pessoas em situações de risco: famílias em risco psicossocial; pessoas com privação de liberdade, etc).

3)       Autoria e coautoria

Recomenda-se que os autores e coautores decidam a ordem de autoria e coautoria no momento da submissão, bem como a instituição de origem dos autores (as), comunicando às editoras na submissão, caso seja necessário. Segundo o Documento de Ética e Integridade na Prática científica/CNPQ, somente quem colaborou na elaboração da pesquisa, na pesquisa bibliográfica ou de campo, na análise dos dados, ou outra contribuição significativa ao manuscrito devem ser autores e coautores. Caso a Horizontes solicite a descrição da contribuição no manuscrito, os autores (as) devem de pronto atendê-la.

 4)       Uso de Inteligência Artificial (IA)

Caso os/as autores/as façam uso de IA, em alguma etapa do manuscrito, seja na conceitualização, na metodologia, na pesquisa de campo, na coleta e análise de dados, na revisão do manuscrito, deverá descrever qual(is) tipo(s) de IA foram utilizadas na submissão em “Informações ao Editor”. E, também, aos leitores/as no interior do texto. O uso de IA deverá ser devidamente informado durante a submissão e aos leitores/as de forma clara e transparente. Em caso de informações incompletas, caberá aos editores/as e avaliadores/as reprovar o manuscrito, a responsabilidade das análises e reflexões apresentadas são integralmente atribuídas aos autores/as do texto. 

 5)       Observações Gerais:

- Toda submissão na Horizontes constitui um processo confidencial. As editoras, os editores associados e o corpo de avaliadores/pareceristas, são responsáveis pelo manuscrito, que deverá veicular via plataforma Open Journal Systems (OJS).

- Os manuscritos serão avaliados por dois pareceristas às cegas, conflito de qualquer natureza será resolvido pelas editoras e editores associados. No caso, de manuscritos submetidos às seções temáticas, a resolução será por conta dos organizadores da seção com aval das editoras.

- Os manuscritos submetidos especificamente às seções temáticas, deverão obedecer ao período de recebimento, data do aceite e da publicação. E, ainda, observar todas as regras de Submissão da Horizontes.

- Os manuscritos aprovados para publicação, devido às restrições orçamentárias, são observados em Regras de Submissão, sendo da responsabilidade dos autores o pagamento da revisão do texto, por conta financeira dos autores (as).

Referências:

ANPED. “Ética e pesquisa em Educação: subsídios” - v.1 (2019). Disponível em:  https://anped.org.br/e-books/ 

______ “Ética e pesquisa em Educação: subsídios”- v. 2 (2021). Disponível em: https://anped.org.br/e-books/

______“Ética e pesquisa em Educação: subsídios” - v. 3 (2023). Disponível em: https://anped.org.br/e-books/

 BRASIL. Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos). Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/atos-normativos/resolucoes/2012/resolucao-no-466.pdf/view 

 BRASIL. Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais).Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/atos-normativos/resolucoes/2016/resolucao-no-510.pdf 

 BRASIL. Documento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Ética e integridade na prática científica. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade .

 

Artigos

Política padrão de seção

Ensaio

São artigos que discutem uma determinada temática, a partir das suas próprias concepções. 

Os ensaios também serão avaliados pelos pares.

Relato de Experiência

O texto de relato de experiência deve ter entre 10 e 20 páginas e seguir as mesmas normas do artigo científico.

Entrevista

Esta seção destina-se à publicação de entrevistas  inéditas com pesquisadores nacionais e internacionais no campo educacional.

Seção Temática: A perspectiva de M. Bakhtin e do círculo para pesquisas em Educação

A política de Avaliação é a mesma da demanda contínua.

Seção Temática: História da Educação: diferentes perspectivas para possíveis contribuições em tempos de novos desafios, novos objetos e novas resistências

Seção Temática: História da Educação: diferentes perspectivas para possíveis contribuições em tempos de novos desafios, novos objetos e novas resistências

Organizadores:

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia, UFU

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco, USF

Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia, UFU

Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT

Silvia Capanema Pereira de Almeida, Universidade de Paris 13-Sorbonne Paris Nord, França.

Ementa: A iniciativa de organizarmos esta seção temática objetiva congregar produções, em formato de artigos, ensaios, relatos de experiência e entrevistas, que abordem resultados de pesquisas teóricas e empíricas em História da Educação no Brasil, América Latina e Europa, permitindo atualizar o debate em torno da leitura histórica e suas contribuições para o cenário social, político e educacional. A historiografia como instrumento para abordar as contingências do contexto histórico do passado e atual, sob perspectivas das mais variadas e diferentes interpretações sobre as disputas, tensões e resistências presentes no campo da pesquisa e dos conhecimentos elaborados na área da Educação.

Eixos temáticos, que realizam das leituras da História da Educação para discutir:

- Tensões entre ensino e pesquisa.

- O pensamento educacional da Educação Básica ao Ensino Superior.

-  As práticas educativas sobre as concepções de infância e juventude

- Educação, infância e família.

- Gênero, etnia e geração.

- Imprensa, impressos e discurso educacionais.

- A legislação educacional e as políticas públicas voltadas para a educação pública no século XX e XXI.

- As contribuições da historiografia no diálogo com a concepção de homem, mulher e transgêneros: da categoria "gênero", que questiona a determinação biológica das identidades e destaca a construção social e histórica, na problematização das concepções de homem e mulher (cis ou trans).

- Os manuais de História da Educação para formação do magistério.

- O estudo e pesquisas de instituições escolares.

- Os manuais didáticos em História da Educação.

- A escola pública em disputa no contexto de políticas neoliberais em contraponto às resistências e a formação humanizadora.

- A Educação Popular, os Movimentos Sociais e as Educações outras.

- A História da Educação Latino-Americana.

- História da Educação e a educação ao longo da vida.

- O impacto das teorias pós-coloniais e decoloniais no ensino contemporâneo de História da Educação.

Informações Gerais:

- Todos os manuscritos deverão seguir as regras de submissão da Horizontes, disponíveis em “Diretrizes para os autores”: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/about/submissions

- Serão aceitos textos em português, espanhol, francês ou inglês. Os manuscritos aprovados poderão ser publicados em português e mais uma língua, caso os autores assim desejarem, ficando os custos de tradução a cargo dos autores, mas realizados por profissionais indicados pela Horizontes

(*) Importante: não serão aceitas submissões de autores que tenham publicado ou que tenham manuscritos aceitos na Revista Horizontes no último ano. Também não é permitido que um autor ou coautor submeta mais de um manuscrito para o dossiê.

A previsão de publicação é junho de 2026.

Período de Submissão: 20/08/25 até 20/11/25

                         Prazo de submissão prorrogado até 03.12.25

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.