Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores/as (1 autor/a e 2 coautores/as), com pelo menos um com título de Doutorado. Antes do processo de submissão, o/a autor/a e todos os/as co-autores/as deverão realizar o cadastro completo no site da revista e autenticar seu ORCID ID. A submissão deve ser feita indicando os mesmos e-mails informados no cadastro.

    ATENÇÃO: considera-se "sobrenome" o último nome, referenciado em citações. Todos os demais devem ser inseridos no campo "nome". Exemplo: Maria José da Silva Sousa Santos / Nome: Maria José da Silva Sousa Sobrenome: Santos
  • O/a autor/a ao submeter seu manuscrito para avaliação da revista Horizontes, sendo doutor/a, concorda em se tornar avaliador/a de artigos nas edições futuras.
  • No momento da submissão, os/as autores/as do manuscrito não devem possuir publicação no periódico Horizontes, seja como autor/a ou co-autor/a de qualquer texto, em qualquer formato, nos últimos 12 meses.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (No template da Horizontes) sem qualquer informação que permita o reconhecimento da identidade dos/as autores/as ou das instituições e publicações a eles relacionados (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelas editoras).
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. O texto só será aceito se formatado no template da revista.
  • O texto deve ser original e inédito e não ter sido submetido, paralelamente, a outro periódicos, para avaliação e publicação.
  • Se o texto a ser submetido for oriundo de tese/dissertação é importante indicar essa informação às editoras, utilizando o campo "Discussão pré-avaliação". Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese. Favor não inserir essa ou outra informação no arquivo, que possa identificar a autoria. Os dados da dissertação/tese serão inseridos somente na etapa de editoração do texto, uma vez aprovado.
  • O manuscrito deve ser original e de autoria exclusiva dos/as autores/as nomeados em metadados no sistema. É dever dos/as autores/as garantir, em caso de utilização de outras referências, as devidas citações conforme ditam as normas acadêmicas e os preceitos éticos.
  • Em caso de aprovação do manuscrito para publicação, na última etapa da edição do texto, os/as autores/as se responsabilizam pelo encaminhamento da versão final do texto à revisão normativa de linguagem e de formatação (inclusive os resumos nas línguas estrangeiras), por equipe de profissional habilitada e com experiência na área, que será indicada pelas editoras da Horizontes. A realização de revisão prévia antes da aprovação do manuscrito não exime autores/as da realização desta revisão normativa e de linguagem (última etapa da edição, que precede a publicação do manuscrito aprovado). Será solicitada, na entrega da versão revisada, uma declaração emitida por profissional que realizou a revisão normativa e de linguagem do manuscrito aprovado. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos/as autores/as.

Diretrizes para Autores

Sobre os/as autores/as:

Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores/as (1 autor/a e 2 coautores/as), com pelo menos um com título de Doutorado. (Ata Colegiado PPGSS- Educação/USF, 06/12/2024)

Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade de autores/as e instituições, após a publicação de manuscrito na revista, os/as autores/as deverão aguardar, no mínimo, 12 meses para submeter textos novamente para avaliação.

O/a autor/a que tiver publicado pela revista Horizontes se compromete a ser avaliador/a de artigos nas edições futuras.

 Cada manuscrito, antes do processo de submissão, todos os/as autores/as deverão realizar o cadastro completo no site da revista e autenticar seu ORCID ID. A submissão deve ser feita indicando os mesmos e-mails de cadastro.

ATENÇÃO: considera-se "sobrenome" o último nome, referenciado em citações. Todos os demais devem ser inseridos no campo "nome". Exemplo: Maria José da Silva Sousa Santos / Nome: Maria José da Silva Sousa Sobrenome: Santos

Manuscritos submetidos por autores/as cujo cadastro não estiver completo e com ORCID ID autenticado, serão rejeitados pelas editoras.

Como vincular seu cadastro na Horizontes ao número ORCID?

  1. Acessar o site https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/user/register
  2. Faça seu login e vá até o seu Perfil;
  3. Vá até a aba Público e clique em Criar ou Associar o seu ORCID iD;
  4. Faça seu login no ORCID e, em seguida, clique em Autorizar acesso para completar a vinculação entre os dois perfis.

Sobre os trabalhos submetidos:

Os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a avaliação simultânea em outros periódicos. Os/as autores/as devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com ferramentas detectoras de plágio e autoplágio.

Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

Os manuscritos submetidos serão avaliados pelos editores da revista e, se aprovados, serão encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação. Aos editores cabe o diálogo e mediação entre autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados, com base nas recomendações dos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso aceitos, os textos passarão por revisão, editoração e publicação. Nessa etapa, os textos poderão ser reenviados aos autores para ajustes, quando for o caso.

IMPORTANTE: Em caso de aprovação do manuscrito para publicação, é de total responsabilidade dos/as autores/as o encaminhamento do texto, na última etapa de edição, à revisão normativa e de linguagem (inclusive o resumo na língua estrangeira) que será feita por profissional habilitado e com experiência na área indicado pela equipe de editoras da Horizontes. Será solicitada, na entrega da versão revisada, uma declaração emitida pelo/a profissional que realizou a revisão normativa e de linguagem do manuscrito aprovado. Os respectivos encargos de revisão são de responsabilidade dos/as autores/as.

O texto que não seguir a qualquer uma das normas para submissão, será rejeitado pelas editoras.

Formatação do manuscrito:

Para facilitar a editoração do texto, a Comissão Editorial disponibilizou um arquivo modelo com a estrutura da revista. Para realizar o download do template e utilizá-lo para adequar seu trabalho ao padrão do periódico, clique na palavra (a seguir). 

TEMPLATE  

Título: Calibri, fonte 12, centralizado, negrito, somente a primeira letra em maiúscula.

Resumo: Calibri, fonte 10, de 600 a 800 caracteres com espaço, justificado, sem adentramento, espaçamento simples.

Palavras-chave: Calibri, fonte 10, máximo 5 palavras com iniciais maiúsculas, separadas por ponto e vírgula, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, na linha abaixo do resumo.

Além do título e resumo em português, é necessário apresentá-los em mais um idioma, podendo ser inglês, espanhol ou francês.

O corpo do texto deve ser redigido em Calibri 12, justificado, com adentramento de parágrafo de 1,25, para início de parágrafos e entrelinhas com espaçamento 1,5.

Artigos devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 60 mil caracteres com espaços, incluindo todos os elementos textuais. Resenhas deverão ter entre 5 mil e 13 mil caracteres com espaços. Ensaios, relatos de experiência ou entrevistas deverão ter entre 20 mil e 38 mil caracteres com espaços.

Citações: O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520 da ABNT, 2.a edição. O/a autor/a será citado/a entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (Barbosa, 1980).

Referências: deverão ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto, e separadas entre si por uma linha em branco com espaçamento simples.

Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos/as autores/as (dispostos em ordem alfabética), indicar apenas as iniciais dos prenomes e seguir as Normas atualizadas da ABNT (NBR 10520, 2.a edição). Importante, sempre colocar nome(s) do(s) tradutor(es). As palavras latinas, como In e et al., são grafadas em itálico nas referências.

Anexos: Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos.

Artigos

Política padrão de seção

Ensaio

São artigos que discutem uma determinada temática, a partir das suas próprias concepções. 

Os ensaios também serão avaliados pelos pares.

Relato de Experiência

O texto de relato de experiência deve ter entre 10 e 20 páginas e seguir as mesmas normas do artigo científico.

Entrevista

Esta seção destina-se à publicação de entrevistas  inéditas com pesquisadores nacionais e internacionais no campo educacional.

Seção Temática: Cidadania global e justiça socioambiental na educação latino-americana: encontros e desencontros

A proposta de dossiê se origina das experiências desenvolvidas junto a Cátedra Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental (UCS/UNESCO), sediada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), que visam identificar outros conceitos e promover outras formas de educação, bem como de divulgação de experiências relevantes para o desenvolvimento de uma cidadania crítica, ativa e solidária.

Proponentes:

Sandro de Castro Pitano – Universidade Federal do Rio Grande

Danilo Romeu Streck – Universidade de Caxias do Sul

Fabiana Rodrigues de Sousa – Universidade São Francisco

Nicolás Aguilar Forero - Universidad de los Andes de Colombia

Seção Temática: A perspectiva de M. Bakhtin e do círculo para pesquisas em Educação

A política de Avaliação é a mesma da demanda contínua.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.