Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores/as (1 autor/a e 2 coautores/as), com pelo menos um com título de Doutorado. Antes do processo de submissão, o/a autor/a e todos os/as co-autores/as deverão realizar o cadastro completo no site da revista e autenticar seu ORCID ID. A submissão deve ser feita indicando os mesmos e-mails informados no cadastro.
ATENÇÃO: considera-se "sobrenome" o último nome, referenciado em citações. Todos os demais devem ser inseridos no campo "nome". Exemplo: Maria José da Silva Sousa Santos / Nome: Maria José da Silva Sousa Sobrenome: Santos - O/a autor/a ao submeter seu manuscrito para avaliação da revista Horizontes, sendo doutor/a, concorda em se tornar avaliador/a de artigos nas edições futuras.
- No momento da submissão, os/as autores/as do manuscrito não devem possuir publicação no periódico Horizontes, seja como autor/a ou co-autor/a de qualquer texto, em qualquer formato, nos últimos 12 meses.
- O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (No template da Horizontes) sem qualquer informação que permita o reconhecimento da identidade dos/as autores/as ou das instituições e publicações a eles relacionados (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelas editoras).
- O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. O texto só será aceito se formatado no template da revista.
- O texto deve ser original e inédito e não ter sido submetido, paralelamente, a outro periódicos, para avaliação e publicação.
- Se o texto a ser submetido for oriundo de tese/dissertação é importante indicar essa informação às editoras, utilizando o campo "Discussão pré-avaliação". Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese. Favor não inserir essa ou outra informação no arquivo, que possa identificar a autoria. Os dados da dissertação/tese serão inseridos somente na etapa de editoração do texto, uma vez aprovado.
- O manuscrito deve ser original e de autoria exclusiva dos/as autores/as nomeados em metadados no sistema. É dever dos/as autores/as garantir, em caso de utilização de outras referências, as devidas citações conforme ditam as normas acadêmicas e os preceitos éticos.
-
Em caso de aprovação do manuscrito para publicação, na última etapa da edição do texto, os/as autores/as se responsabilizam pelo encaminhamento da versão final do texto à revisão normativa de linguagem e de formatação (inclusive os resumos nas línguas estrangeiras), por equipe de profissional habilitada e com experiência na área, que será indicada pelas editoras da Horizontes. A realização de revisão prévia antes da aprovação do manuscrito não exime autores/as da realização desta revisão normativa e de linguagem (última etapa da edição, que precede a publicação do manuscrito aprovado). Será solicitada, na entrega da versão revisada, uma declaração emitida por profissional que realizou a revisão normativa e de linguagem do manuscrito aprovado. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos/as autores/as.
Artigos
Política padrão de seção
Ensaio
São artigos que discutem uma determinada temática, a partir das suas próprias concepções.
Os ensaios também serão avaliados pelos pares.
Relato de Experiência
O texto de relato de experiência deve ter entre 10 e 20 páginas e seguir as mesmas normas do artigo científico.
Entrevista
Esta seção destina-se à publicação de entrevistas inéditas com pesquisadores nacionais e internacionais no campo educacional.
Seção Temática: A perspectiva de M. Bakhtin e do círculo para pesquisas em Educação
A política de Avaliação é a mesma da demanda contínua.
Seção Temática: História da Educação: diferentes perspectivas para possíveis contribuições em tempos de novos desafios, novos objetos e novas resistências
Seção Temática: História da Educação: diferentes perspectivas para possíveis contribuições em tempos de novos desafios, novos objetos e novas resistências
Organizadores:
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia, UFU
Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco, USF
Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia, UFU
Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT
Silvia Capanema Pereira de Almeida, Universidade de Paris 13-Sorbonne Paris Nord, França.
Ementa: A iniciativa de organizarmos esta seção temática objetiva congregar produções, em formato de artigos, ensaios, relatos de experiência e entrevistas, que abordem resultados de pesquisas teóricas e empíricas em História da Educação no Brasil, América Latina e Europa, permitindo atualizar o debate em torno da leitura histórica e suas contribuições para o cenário social, político e educacional. A historiografia como instrumento para abordar as contingências do contexto histórico do passado e atual, sob perspectivas das mais variadas e diferentes interpretações sobre as disputas, tensões e resistências presentes no campo da pesquisa e dos conhecimentos elaborados na área da Educação.
Eixos temáticos, que realizam das leituras da História da Educação para discutir:
- Tensões entre ensino e pesquisa.
- O pensamento educacional da Educação Básica ao Ensino Superior.
- As práticas educativas sobre as concepções de infância e juventude
- Educação, infância e família.
- Gênero, etnia e geração.
- Imprensa, impressos e discurso educacionais.
- A legislação educacional e as políticas públicas voltadas para a educação pública no século XX e XXI.
- As contribuições da historiografia no diálogo com a concepção de homem, mulher e transgêneros: da categoria "gênero", que questiona a determinação biológica das identidades e destaca a construção social e histórica, na problematização das concepções de homem e mulher (cis ou trans).
- Os manuais de História da Educação para formação do magistério.
- O estudo e pesquisas de instituições escolares.
- Os manuais didáticos em História da Educação.
- A escola pública em disputa no contexto de políticas neoliberais em contraponto às resistências e a formação humanizadora.
- A Educação Popular, os Movimentos Sociais e as Educações outras.
- A História da Educação Latino-Americana.
- História da Educação e a educação ao longo da vida.
- O impacto das teorias pós-coloniais e decoloniais no ensino contemporâneo de História da Educação.
Informações Gerais:
- Todos os manuscritos deverão seguir as regras de submissão da Horizontes, disponíveis em “Diretrizes para os autores”: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/about/submissions
- Serão aceitos textos em português, espanhol, francês ou inglês. Os manuscritos aprovados poderão ser publicados em português e mais uma língua, caso os autores assim desejarem, ficando os custos de tradução a cargo dos autores, mas realizados por profissionais indicados pela Horizontes
(*) Importante: não serão aceitas submissões de autores que tenham publicado ou que tenham manuscritos aceitos na Revista Horizontes no último ano. Também não é permitido que um autor ou coautor submeta mais de um manuscrito para o dossiê.
A previsão de publicação é junho de 2026.
Período de Submissão: 20/08/25 até 20/11/25
Prazo de submissão prorrogado até 03.12.25
Declaração de Direito Autoral
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
