Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Horizontes?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Para facilitar a editoração do texto, a Comissão Editoria disponibilizou um arquivo modelo com a estrutura da revista. Clique na palavra (a seguir) TEMPLATE para realizar o download da estrutura de artigo e utilizá-la para adequar seu trabalho ao padrão do Periódico Horizontes. 

Resumo (Calibri, fonte 10, negrito, somente para artigos e relatos de experiência).

Início do texto: Resumo do artigo, de 600 até 800 (caracteres com espaço), justificado, sem adentramento, espaçamento simples.

Palavras-chave: (Calibri, fonte 10, itálico) Máximo 5 palavras com iniciais maiúsculas, separadas por ponto e vírgula, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, na linha abaixo do resumo.

Title in English - Título en Español – Titre Français (Calibri, fonte 10, centralizado, negrito, somente a primeira palavra em maiúscula.  Além do Resumo em Português, é necessário mais um Resumo em Inglês, Espanhol ou Francês).Abstract, Resumen, Résumé: (Calibri, fonte 10, negrito, somente para artigos).

Keywords, Palabras clave, Mots-Clés : (Calibri, fonte 10, itálico). Máximo 5 palavras com iniciais maiúsculas, separadas por ponto e vírgula, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, na linha abaixo do resumo.

ESTRUTURA PADRÃO PARA ELABORAÇÃO DO TEXTO

O corpo do texto deve ser redigido em Calibri 12, justificado, com adentramento de parágrafo de 1,25, para início de parágrafos e entrelinhas com espaçamento 1,5.

Artigo de número temático e demanda espontânea deve ter no máximo 60 mil caracteres com espaços, incluindo figuras, tabelas, gráficos e referências. Resenhas deverão ter entre 5 mil e 13 mil caracteres com espaço; os ensaios, debates ou relatos de experiência deverão ter entre 20 mil e 38 mil caracteres com espaço.

Importante: Deve-se ter o máximo de cuidado para não alterar as configurações de página do documento, mantendo as margens como estão neste modelo. Ao término do trabalho, apague os itens em vermelho e as partes instrutivas.

Notas: deverão ser reduzidas ao mínimo e colocadas em Notas de Rodapé, em Calibri 10.

Se o artigo ou ensaio a ser submetido for oriundo de tese/dissertação é importante indicar essa informação em nota de rodapé, ou no corpo do texto, sem no entanto identificar a autoria ou o título da tese/dissertação. Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese.

Citações: O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520 da ABNT. O autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (BARBOSA, 1980).

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (BARBOSA, C., 1958) e (BARBOSA, O., 1959). Se ainda assim a coincidência persistir, colocam-se os prenomes por extenso: (BARBOSA, Cássio, 1965) e (BARBOSA, Celso, 1965).

Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: Morais (1955) assinala...

Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, uma vírgula e a indicação p.: (MUMFORD, 1949, p.513). Em caso de um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (MORAIS, 1955, p.12-15).

As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (REESIDE, 1927a, 1927b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos terão os sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA, 1943), e quando tiver mais, será indicado o primeiro sobrenome seguido de et al.: (GILLE et al., 1960).

A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.

(1 espaço)

Citações com mais de três linhas devem ter afastamento esquerdo de 4 cm. (fonte Calibri, fonte 11, justificado, sem aspas, sem itálico, entrelinhas simples, mantendo-se uma linha em branco antes e depois da citação. As referências seguem o sistema autor-data (chamada por autor), ou seja, devem aparecer no formato a seguir, conforme normatização da ABNT, são permitidos até três autores: (SOBRE Citações com mais de três linhas devem ter afastamento esquerdo de 4 cm. (fonte Calibri, fonte 11, sem aspas, sem itálico, entrelinhas simples, mantendo-se uma linha em branco antes e depois da citação. As referências seguem o sistema autor-data (chamada por autor), ou seja, devem aparecer no formato a seguir, conforme normatização da ABNT: (SOBRENOME, ano, páginas) exemplo: (BENJAMIN, 1936, p.55).

(1 espaço)

As intervenções nas citações diretas devem ser indicadas do seguinte modo: a) supressão: [...]; b) interpolação, acréscimo ou comentário: [ ].

Para destacar trechos de uma citação, deverá ser usada fonte em itálico e ser acrescentada a expressão “grifo nosso” à referência, depois da indicação do(s) número(s) da(s) página(s). Subentende-se, portanto, que qualquer outro destaque presente nas citações sejam originais.

As citações em línguas distintas daquela em que foi composto o texto submetido ao periódico Horizontes deverão ser traduzidas, com remissão à nota de final de texto, onde será transcrito o trecho original. Adotado esse critério, estará pressuposto que a tradução seja de responsabilidade do(s) autore(s) do artigo ou da resenha, sendo desnecessária qualquer outra indicação a esse respeito.

A única expressão latina aceita é apud. Não devem ser utilizadas as expressões latinas, Id (Idem), Ibid (Ibidem) dentre outras.

Anexos: Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos.

Prevenção de plágio e autoplágio: Informamos aos autores e coautores que o periódico Horizontes possui política de prevenção antiplágio e de valorização da integridade acadêmica. Para tanto, todos os artigos submetidos para avaliação passam por programas de identificação de similaridade de textos. Certifiquem as Diretrizes para autores.

SUBTÍTULOS DAS SEÇÕES DO TRABALHO

Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar centralizados, em negrito, sem numeração, com a inicial da primeira palavra em maiúscula. Deverá haver espaço de uma linha entre o último parágrafo da seção anterior e o subtítulo da seção seguinte, assim como entre este e o parágrafo inicial da nova seção. Todo destaque realizado no corpo do texto será feito em itálico (pondere o uso de itálico evitando demasiados destaques).

FIGURAS E TABELAS (CALIBRI 12, NEGRITO)

Devem aparecer centralizadas na página e numeradas conforme exemplo abaixo. Um título descritivo deve vir acima de cada tabela e embaixo de cada figura (Calibri, 10). O título acima da tabela, o título abaixo da figura e a fonte deverão ter espaçamento simples em relação a figura ou tabela.

As legendas devem ser concisas e acompanhadas da fonte (linha inferior).

Ilustrações (figuras, gráficos e quadros) deverão ser incorporadas diretamente ao texto em formato jpg em boa resolução, sugestão de 300 dpis.

Figura1 - Título da figura (Calibri 10pts centralizado)

Fonte: (Calibri. 10 pts) [fonte dos dados ex.: o(s) autor(es), pesquisa de campo, etc.)

Gráfico1. Título da figura (Calibri 10pts centralizado)

Fonte: (Calibri. 10 pts) [fonte dos dados ex.: o(s) autor(es), pesquisa de campo, etc.)

Importante: Nunca termine uma seção com ilustrações ou tabelas. Procure continuar com o texto de forma a estabelecer uma ligação com os referidos itens ou seção.

REFERÊNCIAS (CALIBRI 12)

As referências deverão ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto, e separadas entre si por uma linha em branco com espaçamento simples.

Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética), indicar apenas as iniciais dos prenomes e seguir as Normas atualizadas da ABNT (ABNT NBR 6023: 2018). Importante, sempre colocar nome(s) do(s) tradutor(es). As palavras latinas, como In e et al.,  são grafadas em itálico nas referências.

Exemplos:

(1)               Livros e outras monografias

Um autor:

 BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Dois autores:

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.

Dissertação:

VICENTE, M. F. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – e a formação inicial de professores. 2016. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.

TINTI, D.S. PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP. 2012. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) − Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2012.

Tese:

QUIM, O. Licenciados em Computação e saberes pedagógicos: cobranças de uma pedagogia da ação. 2014. 182f. Tese (Doutorado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.  

(2) Capítulos de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, G. S. Meios de comunicação de massa. Trad. Octavio Mendes Cajado. 1.ed. São Paulo: Cultrix, 1972. p. 47-66.

(3) Artigos de periódicos

 ARAUJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. Arte Unesp, São Paulo, v.7, p.59-63, 1991. Se houver número de edição, indicar (n. 3, por exemplo) depois do vol.

CD-ROM:

VIEIRA, C. L.; LOPES, M. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

Website:

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.

DOI/SCIELO

DANTAS, J. A. et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772014000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2014.

(4) Trabalhos publicados em anais de evento

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

 (5) Documentos oficiais/ legislações

 Impresso

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

Eletrônico

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

 Se houver duas ou mais obras de um mesmo autor repita o nome, não use traço/ponto. 

 ALVES, R. B. Ciência criminal. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

ALVES, R. B. Direito penal - Parte geral. 2. ed. Recife: Nossa Livraria, 2005.

Caso tenha citação do(s) próprios autor(es) no texto, solicitamos que seja colocada no lugar do Sobrenome a palavra AUTOR (s), seguida da letra X. Exemplo de citação no texto: (AUTOR(ES) X, 2018, p. 50). Na referência apenas AUTOR(ES) e ANO. Exemplo: AUTOR(ES), 1998.

Para os casos não contemplados nos exemplos, sugerimos a consulta às normas da ABNT (ABNT NBR 6023: 2018). 

AGRADECIMENTOS (Calibri 12)

Se houver, seja(m) breve. Calibri 12, alinhamento justificado, espaçamento simples. 

Importante: É de total responsabilidade dos autores a revisão ortográfica e/ou gramatical do texto, incluindo os resumos em línguas estrangeiras. Todo texto que não seguir as normas para submissão, automaticamente, não será aceito.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo, ensaio ou resenha é original e inédito e não foi submetido, paralelamente, a outra publicação.
  2. A Comissão Editorial reserva-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas.
  3. A Comissão Editorial reserva-se o direito de, antes de submeter o artigo, ensaio ou resenha à avaliação por pares, fazer um escaneamento nos softwares antiplágio. Fica reservado ao Periódico o direito de não aceitar para avaliação trabalhos com um nível alto de autoplágio. É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações.
  4. Se o artigo, ensaio ou resenha a ser submetido for oriundo de tese/dissertação é importante indicar, em nota de rodapé, essa informação, sem, no entanto, indicar autoria ou mesmo título da tese/dissertação. Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese.
  5. O periódico Horizontes estabelece como política de hiato entre publicação de um mesmo autor ou coautor o tempo mínimo de 12 meses.
  6. Há a exigência de titulação de doutor e, no caso de coautoria, pelo menos um dos autores deverá possuir essa titulação.
  7. Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org.
  8. Após a aprovação do artigo, ensaio ou resenha, os autores procederão à revisão gramatical do texto (inclusive os resumos nas línguas estrangeiras), por si próprio ou por profissional com experiência na área, cujo nome completo deverá constar em nota de final do texto. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.
  9. Não existem identificações da autoria, ou das instituições a que pertencem os autores, no texto que será enviado para as avaliações cegas de pareceristas externos (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  10. Os trabalhos publicados representam os pontos de vista dos autores e não a posição oficial do Periódico Horizontes, da Universidade São Francisco.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado por nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia