Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os/as autores/as do manuscrito não devem possuir publicação no periódico Horizontes, como primeiros autores ou coautores de qualquer texto, em qualquer formato, nos últimos 12 meses.
  • Textos devem ser de autoria de doutores. Manuscritos escritos por mestres e doutorandos serão analisados, desde que em coautoria com doutores.
  • Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores/as (1 autor/a e 2 coautores/as). No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos, o número identificador (ID) do ORCID, a titulação, os endereços institucionais e o resumo da biografia de todos os/as autores/as. Caso não possuam cadasro, o link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org
  • O/a autor/a ao submeter seu manuscrito para avaliação da revista Horizontes, sendo doutor, concorda em se tornar avaliador/a de artigos nas edições futuras.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, sem qualquer informação que permita o reconhecimento da identidade dos/as autores/as ou das instituições e publicações a eles relacionados (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. O texto só será aceito se formatado no template da revista.
  • O texto deve ser original e inédito e não ter sido submetido, paralelamente, a outro periódicos, para avaliação e publicação.
  • Se o texto a ser submetido for oriundo de tese/dissertação é importante indicar, em nota de rodapé, essa informação, sem, no entanto, indicar autoria ou mesmo título da tese/dissertação. Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese.
  • O manuscrito deve ser original e de autoria exclusiva dos/as autores/as nomeados em metadados no sistema. É seu dever garantir, em caso de utilização de outras referências, fazer as devidas citações conforme ditam as normas acadêmicas.
  • Em caso de aprovação do manuscrito para publicação, os/as autores/as se responsabilizam pelo encaminhamento da versão final do texto à revisão de linguagem (inclusive os resumos nas línguas estrangeiras) e formatação, por profissional habilitado e com experiência na área. Será solicitada, na entrega da versão revisada, uma declaração identificada dos revisores. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

Diretrizes para Autores

Sobre os/as autores/as:

O periódico Horizontes publica textos de autores/as com titulação mínima de doutor. Textos de mestres e doutorandos serão analisados desde que em coautoria com doutores.

Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade de autores/as e instituições, após a publicação de manuscrito na revista, os/as autores/as deverão aguardar, no mínimo, 12 meses para submeter textos novamente para avaliação.

O/a autor/a que tiver publicado pela revista Horizontes se compromete a ser avaliador/a de artigos nas edições futuras.

Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores (1 autor e 2 coautores). No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos, o número identificador (ID) do ORCID, a titulação, os endereços institucionais e o resumo da biografia de todos os/as autores/as.

 

Sobre os trabalhos submetidos:

Os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a avaliação simultânea em outros periódicos. Os/as autores/as devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com ferramentas detectoras de plágio e autoplágio.

Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

Os manuscritos submetidos serão avaliados pelos editores da revista e, se aprovados, serão encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação. Aos editores cabe o diálogo e mediação entre autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados, com base nas recomendações dos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso aceitos, os textos passarão por revisão, editoração e publicação. Nessa etapa, os textos poderão ser reenviados aos autores para ajustes, quando for o caso.

Importante: Se aprovado, é de total responsabilidade dos/as autores/as a revisão de linguagem e formatação, realizada por profissional habilitado da área, incluindo o título e resumo em língua estrangeira.

O texto que não seguir a qualquer uma das normas para submissão, será rejeitado pelos editores.

 

Formatação do manuscrito:

Para facilitar a editoração do texto, a Comissão Editoria disponibilizou um arquivo modelo com a estrutura da revista. Clique na palavra (a seguir) TEMPLATE para realizar o download da estrutura de artigo e utilizá-la para adequar seu trabalho ao padrão do periódico Horizontes. 

Título: Calibri, fonte 12, centralizado, negrito, somente a primeira letra em maiúscula.

Resumo: Calibri, fonte 10, de 600 a 800 caracteres com espaço, justificado, sem adentramento, espaçamento simples.

Palavras-chave: Calibri, fonte 10, máximo 5 palavras com iniciais maiúsculas, separadas por ponto e vírgula, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, na linha abaixo do resumo.

Além do título e resumo em português, é necessário apresentá-los em mais um idioma, podendo ser inglês, espanhol ou francês.

O corpo do texto deve ser redigido em Calibri 12, justificado, com adentramento de parágrafo de 1,25, para início de parágrafos e entrelinhas com espaçamento 1,5.

Artigos devem ter no máximo 60 mil caracteres com espaços, incluindo todos os elementos textuais. Resenhas deverão ter entre 5 mil e 13 mil caracteres com espaços. Ensaios, relatos de experiência ou entrevistas deverão ter entre 20 mil e 38 mil caracteres com espaços.

Citações: O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520 da ABNT. O autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (BARBOSA, 1980).

Referências: deverão ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto, e separadas entre si por uma linha em branco com espaçamento simples.

Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética), indicar apenas as iniciais dos prenomes e seguir as Normas atualizadas da ABNT (ABNT NBR 6023: 2018). Importante, sempre colocar nome(s) do(s) tradutor(es). As palavras latinas, como In e et al., são grafadas em itálico nas referências.

Anexos: Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.