Anúncios

 * ATENÇÃO* (Até 31.Out.2023)

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas

Proponentes/ Responsáveis:

Luana Ferrarotto- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Bragança Paulista (IFSP-BRA). C. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2883094594167323

Jean Douglas Zeferino Rodrigues- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campinas (IFSP - CMP). C.Lattes: https://lattes.cnpq.br/5937200399401659

Marta Fernandes Garcia- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Cubatão (IFSP - CBT).  C.Lattes: http://lattes.cnpq.br/2630517862259495

Manuela Terrasêca - Universidade do Porto. Porto, Portugal. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/manuela-terraseca

Allan da Silva Coelho- Universidade São Francisco, Itatiba-SP (USF). C.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6148506893978613

Apresentação:

Discutir avaliação educacional exige compreender as contradições e disputas que marcam esse campo de conhecimento, bem como seus entrelaçamentos com políticas públicas, trabalho docente, formação de professores/as, gestores e estudantes. Dada a relevância do tema, os pesquisadores do Grupo Avaliação e Relações Escolares - ARES, do Instituto Federal de São Paulo propõem para esta seção temática o debate sobre a avaliação educacional compreendendo seus três níveis, a saber: a avaliação da aprendizagem em sala de aula, a avaliação externa em larga escala e a avaliação institucional. O objetivo da seção temática é abordar a avaliação educacional como categoria central da organização do trabalho pedagógico e que pode servir a diferentes propósitos, o que a faz ser disputada por antagônicos projetos de sociedade e grupos de interesse.

 Serão avaliados textos originais, resultados de pesquisas e inscritos nesta seção, de acordo com as normas do Periódico Horizontes, nos seguintes eixos temáticos:

  • Avaliação educacional e os desafios da formação humana;
  • Avaliação externa em larga escala e suas relações com diferentes concepções de qualidade da educação e projetos societários;
  • Avaliação externa em larga escala e as repercussões no currículo e na organização do trabalho pedagógico;
  • Avaliação institucional e os desafios da (re)construção de uma escola reflexiva e democrática;
  • Política, gestão e avaliação educacional;
  • Avaliação educacional: formação e trabalho docente;
  • Avaliação educacional e os desafios de uma escola para todos.

 

Normas
- Serão aceitos para avaliação, na seção temática em questão, apenas textos inéditos e em formato de artigo.

- Ao submeter o trabalho, é necessário escolher a opção Seção Temática: (título da Seção Temática)

-Assim como previsto nas normas da revista, são aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

- Os autores que submeterem seus textos e tenham a titulação de doutorado, poderão ser solicitados a assumir o papel de avaliadores de artigos no periódico.

Outras informações

- Anúncios: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/announcement

- As normas aos autores seguem as já descritas no site da Horizontes e podem ser consultadas na seção Submissões: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/about/submissions

- No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br


Prazos:

- Submissões aceitas até 31 de outubro de 2023.

- Previsão de publicação: 1º semestre de 2024.

- Em submissão, escolher: Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas.