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 * ATENÇÃO*

(Aberta) Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

 Identificação dos Proponentes/ Responsáveis:

Prof. Dr. Lucas André Teixeira- Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara (SP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4949469318546934-ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8210-1184

Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter-Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - campus Jacarezinho (PR).Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1096603712663255 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6072-3700

 Prof. Dr. Rodrigo Sarruge Molina

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - campus de Vitória-ES- Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2167159228111253 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4033-6049

Descrição da seção temática:A proposta da seção temática visa contemplar pesquisas que abordem o ensino de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a Pedagogia Histórico-crítica e o materialismo histórico e dialético, abordando as reformas estruturais do capitalismo na educação escolar brasileira e as disputas em torno da reestruturação produtiva do capital. Busca abranger investigações, estudos teórico-práticos e ensaios que levem em conta as diversas modalidades e níveis de ensino da educação brasileira, especificamente em relação às mudanças estruturais que o mundo do trabalho impõe aos currículos escolares das Ciências Sociais e Humanas, dentre as quais destacam-se: a diluição das especificidades dos componentes curriculares em torno das Disciplinas de Sociologia, Filosofia, História e Geografia; as mudanças estruturais em torno da BNCC que reorganiza os conteúdos curriculares em torno de grandes Áreas do Conhecimento, tendo como consequência a substituição das disciplinas e componentes curriculares pela criação da uma única área, denominada: “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” e seus itinerários formativos; o Novo Ensino Médio e as mudanças em torno do mundo trabalho que favorece os reformadores empresariais por meio de uma educação empreendedora e flexível; o esvaziamento dos cursos de graduação da área de ciências sociais e humanas e a hegemonia pós-moderna em seus currículos; e as relações entre trabalho e educação no contexto do trabalho docente, abordando temáticas como: Estado, Sociedade Civil, Movimentos Populares, Políticas Educacionais e a relação Público-Privada na educação escolar.

Normas (fixas da Horizontes)

- Serão aceitos para avaliação, na seção temática em questão, apenas textos inéditos e em formato de artigo.

- Ao submeter o trabalho, é necessário escolher a opção Seção Temática: (título da Seção Temática)

-Assim como previsto nas normas da revista, são aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

- Os autores que submeterem seus textos e tenham a titulação de doutorado, poderão ser solicitados a assumir o papel de avaliadores de artigos no periódico.

- Uma vez o artigo aprovado para publicação é da responsabilidade do(s) autor(es) a revisão linguística-textual, gramatical e ortográfica de português, e/ou de inglês, e/ou de normas, por equipe de profissionais indicadas pela Horizontes.

Outras informações (fixas da Horizontes)

- Anúncios: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/announcement

- As normas aos autores seguem as já descritas no site da Horizontes e podem ser consultadas na seção Submissões:

https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/about/submissions

- No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br

Prazos:

- Submissões aceitas de: 01/11/2023 a 31/03/2024

- Previsão de publicação: 2º semestre de 2024.

 Sobre as editoras e editores convidados:

Lucas André Teixeira

Doutorado em Trabalho Docente e Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru/SP).Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP Araraquara (SP).

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd)), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Rodrigo Sarruge Molina

Professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) e no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Desde 2008, integra o grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

 

(Aberta) (*) Prorrogada a data para protocolos de artigos até 30/11)

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas

Proponentes/ Responsáveis:

Luana Ferrarotto- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Bragança Paulista (IFSP-BRA). C. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2883094594167323

Jean Douglas Zeferino Rodrigues- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campinas (IFSP - CMP). C.Lattes: https://lattes.cnpq.br/5937200399401659

Marta Fernandes Garcia- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Cubatão (IFSP - CBT).  C.Lattes: http://lattes.cnpq.br/2630517862259495

Manuela Terrasêca - Universidade do Porto. Porto, Portugal. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/manuela-terraseca

Allan da Silva Coelho- Universidade São Francisco, Itatiba-SP (USF). C.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6148506893978613

Apresentação:

Discutir avaliação educacional exige compreender as contradições e disputas que marcam esse campo de conhecimento, bem como seus entrelaçamentos com políticas públicas, trabalho docente, formação de professores/as, gestores e estudantes. Dada a relevância do tema, os pesquisadores do Grupo Avaliação e Relações Escolares - ARES, do Instituto Federal de São Paulo propõem para esta seção temática o debate sobre a avaliação educacional compreendendo seus três níveis, a saber: a avaliação da aprendizagem em sala de aula, a avaliação externa em larga escala e a avaliação institucional. O objetivo da seção temática é abordar a avaliação educacional como categoria central da organização do trabalho pedagógico e que pode servir a diferentes propósitos, o que a faz ser disputada por antagônicos projetos de sociedade e grupos de interesse.

 Serão avaliados textos originais, resultados de pesquisas e inscritos nesta seção, de acordo com as normas do Periódico Horizontes, nos seguintes eixos temáticos:

  • Avaliação educacional e os desafios da formação humana;
  • Avaliação externa em larga escala e suas relações com diferentes concepções de qualidade da educação e projetos societários;
  • Avaliação externa em larga escala e as repercussões no currículo e na organização do trabalho pedagógico;
  • Avaliação institucional e os desafios da (re)construção de uma escola reflexiva e democrática;
  • Política, gestão e avaliação educacional;
  • Avaliação educacional: formação e trabalho docente;
  • Avaliação educacional e os desafios de uma escola para todos.

 

Normas
- Serão aceitos para avaliação, na seção temática em questão, apenas textos inéditos e em formato de artigo.

- Ao submeter o trabalho, é necessário escolher a opção Seção Temática: (título da Seção Temática)

-Assim como previsto nas normas da revista, são aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

- Os autores que submeterem seus textos e tenham a titulação de doutorado, poderão ser solicitados a assumir o papel de avaliadores de artigos no periódico.

- Uma vez o artigo aprovado para publicação é da responsabilidade do(s) autor(es) a revisão linguística-textual, gramatical e ortográfica de português, e/ou de inglês, e/ou de normas], por equipe de profissionais indicadas pela Horizontes.

Outras informações

- Anúncios: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/announcement

- As normas aos autores seguem as já descritas no site da Horizontes e podem ser consultadas na seção Submissões: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/about/submissions

- No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: periodico.horizontes@usf.edu.br


Prazos:

- Submissões prorrogadas até 30 de novembro de 2023.

- Previsão de publicação: 1º semestre de 2024.

- Em submissão, escolher: Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas.