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SEÇÕES TEMÁTICAS DE 2024

- OS REFORMADORES EMPRESARIAIS DA EDUCAÇÃO EO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Proponentes/ Responsáveis:

Prof. Dr. Lucas André Teixeira- Universidade Estadual Paulista (UNESP),ORCID: 

Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter-Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)  

 Prof. Dr. Rodrigo Sarruge Molina - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Descrição da seção temática:A proposta da seção temática visa contemplar pesquisas que abordem o ensino de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a Pedagogia Histórico-crítica e o materialismo histórico e dialético, abordando as reformas estruturais do capitalismo na educação escolar brasileira e as disputas em torno da reestruturação produtiva do capital. Busca abranger investigações, estudos teórico-práticos e ensaios que levem em conta as diversas modalidades e níveis de ensino da educação brasileira, especificamente em relação às mudanças estruturais que o mundo do trabalho impõe aos currículos escolares das Ciências Sociais e Humanas, dentre as quais destacam-se: a diluição das especificidades dos componentes curriculares em torno das Disciplinas de Sociologia, Filosofia, História e Geografia; as mudanças estruturais em torno da BNCC que reorganiza os conteúdos curriculares em torno de grandes Áreas do Conhecimento, tendo como consequência a substituição das disciplinas e componentes curriculares pela criação da uma única área, denominada: “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” e seus itinerários formativos; o Novo Ensino Médio e as mudanças em torno do mundo trabalho que favorece os reformadores empresariais por meio de uma educação empreendedora e flexível; o esvaziamento dos cursos de graduação da área de ciências sociais e humanas e a hegemonia pós-moderna em seus currículos; e as relações entre trabalho e educação no contexto do trabalho docente, abordando temáticas como: Estado, Sociedade Civil, Movimentos Populares, Políticas Educacionais e a relação Público-Privada na educação escolar.

Previsão de publicação: Até 30 de novembro de 2024.

- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: VELHOS EMBATES, NOVAS DISPUTAS

Proponentes/ Responsáveis:

Luana Ferrarotto- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Bragança Paulista (IFSP-BRA). 

Jean Douglas Zeferino Rodrigues- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campinas (IFSP - CMP). 

Marta Fernandes Garcia- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Cubatão (IFSP - CBT).  

Manuela Terrasêca - Universidade do Porto. Porto, Portugal.

Descrição da seção temática: Discutir avaliação educacional exige compreender as contradições e disputas que marcam esse campo de conhecimento, bem como seus entrelaçamentos com políticas públicas, trabalho docente, formação de professores/as, gestores e estudantes. Dada a relevância do tema, os pesquisadores do Grupo Avaliação e Relações Escolares - ARES, do Instituto Federal de São Paulo propõem para esta seção temática o debate sobre a avaliação educacional compreendendo seus três níveis, a saber: a avaliação da aprendizagem em sala de aula, a avaliação externa em larga escala e a avaliação institucional. O objetivo da seção temática é abordar a avaliação educacional como categoria central da organização do trabalho pedagógico e que pode servir a diferentes propósitos, o que a faz ser disputada por antagônicos projetos de sociedade e grupos de interesse.

Previsão de publicação: Até 30 de Junho

 

 

  • SEÇÕES TEMÁTICAS DE 2025

    30-06-2024

    Horizontes divulga seções temáticas de 2025. A primeira delas intitulada Cidadania global e justiça socioambiental na educação latino-americana: encontros e desencontros, com chamada de artigos a partir de 01.08.2024 e previsão de publicação no primeiro semestre de 2025. A segunda A perspectiva de M. Bakhtin e do Círculo para pesquisas em Educação com chamada de artigos a partir de 01.11.2024 e com previsão de publicação no segundo semestre de 2025.

     

     

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  • COMUNICADO A AUTORES (RAS).

    27-06-2024

    A equipe de editoras da Horizontes estará em recesso acadêmico no período de 01.07.24 a 28.07.24. A comunicação com os autores com artigos em avaliação será retomada a partir do dia 29.07.24. A Horizontes permanecerá recebendo novas submissões, que serão encaminhadas para avaliação após esse período. Editoras Horizontes

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