SEÇÕES TEMÁTICAS DE 2025

30-06-2024

CIDADANIA GLOBAL E JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA: ENCONTROS E DESENCONTROS

A proposta de dossiê se origina das experiências desenvolvidas junto a Cátedra Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental (UCS/UNESCO), sediada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), que visam identificar outros conceitos e promover outras formas de educação, bem como de divulgação de experiências relevantes para o desenvolvimento de uma cidadania crítica, ativa e solidária.

Proponentes:

Sandro de Castro Pitano – Universidade Federal do Rio Grande

Danilo Romeu Streck – Universidade de Caxias do Sul

Fabiana Rodrigues de Sousa – Universidade São Francisco

Nicolás Aguilar Forero - Universidad de los Andes de Colombia

 

Submissões de 01/08/24 até 31/10/24 /  Previsão de publicação: 10 semestre de 2025.

Espera-se que os artigos, entrevistas e resenha publicados no dossiê se articulem com os três eixos temáticos fundantes da Cátedra, em sua relação com a educação (encontros e desencontros) nas vertentes escolar e não escolar, priorizando o contexto latino-americano: 

  • Cidadania global, línguas e interculturalidade, compreendendo o compromisso individual e coletivo de construir futuros partilhados. Considera a interação social, o discurso e a constituição de identidades em contextos multiculturais e diversos, voltando-se para as (multi) literárias em contextos de inclusão e, em particular, com grupos socialmente vulneráveis. Visa reforçar as políticas sociais através da participação popular a partir da perspectiva e objetivos de uma vida decente e justa. 
  • Cidadania global, justiça socioambiental e sustentabilidade, enfatizando temas e experiências relacionados com a dignidade humana e a solidariedade - economia familiar, comunitária e solidária -, populações empobrecidas e discriminadas, afrodescendentes e povos indígenas; temas e experiências na luta contra as injustiças sociais e cognitivas. Engloba movimentos a favor da justiça socioambiental e dos direitos humanos, envolvendo a produção de conhecimentos e formas de saber a partir de dimensões populares e comunitárias.
  • Cidadania global, internacionalização da educação e democratização do conhecimento, abordando temas relacionados com a dimensão internacional da investigação, ensino e extensão, e o seu papel na promoção da cidadania global. Atividades e experiências de internacionalização curricular, redes de investigação, internacionalização, mobilidade acadêmica e programas desenvolvidos a nível nacional e internacional por organizações governamentais e não governamentais são instrumentos-chave para desenvolver e enriquecer criticamente a cidadania global.  

-------------------------------------------------------------------------

A PERSPECTIVA DE M. BAKHTIN E DO CÍRCULO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

A linguagem na perspectiva do Círculo de Bakhtin é compreendida como social, dialógica e ideológica na constituição discursiva do sujeito. Por isso, essa abordagem permite um olhar historicamente situado para os discursos que circulam e constroem a grande área da Educação no que concerne à formação docente, às práticas educativas e, em especial, ao ensino de língua.

Proponentes:

Milena Moretto – Universidade São Francisco

Renata Helena Pin Pucci – Universidade São Francisco

Sheila Vieira de Camargo Grillo – Universidade de São Paulo

Svetlana Dubróvskaia - Universidade Estatal N. P. Ogarev

 

Submissões de 01/11/24 até 28/02/25 /   Previsão de publicação: 20 semestre de 2025.

As obras de Bakhtin foram produzidas no século XX, do final dos anos 1910 a 1975 (КОRОVАCHКО, 2017). Durante muitos desses anos, o autor atuou como professor na Educação Básica na Rússia. Nessa época, M. Bakhtin produziu um texto sobre sua experiência com o ensino de gramática, traduzido no Brasil no livro “Questões de Estilística no ensino da Língua” (2013). Em meados dos anos 1940, M. Bakhtin se mudou para Saransk, onde atuou no Estudo Pedagógico na Formação de Professores, no ensino de literatura e como coordenador do Departamento de Literatura Estrangeira.

Nesse sentido, considerando a experiência do autor como professor na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como suas reflexões teórico-metodológicas nas áreas de linguagem e ensino, incentivamos a partilha de conhecimentos referentes às contribuições do Círculo de Bakhtin para a área da Educação. Assim, intencionamos receber artigos que discutam sobre os três eixos temáticos que discorremos a seguir:

  • Língua e ensino: Neste eixo, objetivamos receber artigos que discutam sobre as práticas de ensino de língua materna ou estrangeira, as contribuições do autor para  o ensino da produção textual, da leitura, da análise linguística, da análise de materiais didáticos, de documentos oficiais etc.
  • Práticas Educativas: Neste eixo, as pesquisas podem abranger conceitos do Círculo de Bakhtin para refletir sobre as relações alteritárias estabelecidas nas práticas educativas e seus sujeitos, bem como discutir sobre o contexto das práticas pedagógicas, seus recursos e diretrizes.
  • Formação e Trabalho Docente:  Compreendendo a formação docente como um processo que acontece nas relações entre sujeitos, a partir das práticas de linguagem, neste eixo, os estudos podem considerar a perspectiva bakhtiniana para analisar os processos formativos docentes, que ocorrem desde o estágio, na formação inicial, cotidianamente em sua atuação, além da formação continuada, considerando o processo formativo permanente do docente.