Reconfiguração da atividade profissional do educador de adultos – o reconhecimento e validação de adquiridos experienciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1000Resumo
O texto visa analisar a atividade profissional do educador de adultos, em Portugal, num contexto de políticas públicas de adultos pouco escolarizados, centradas no reconhecimento e na validação de adquiridos experienciais. A análise é suportada numa investigação qualitativa, realizada entre 2001 e 2009. Os dados empíricos resultaram de entrevistas semidiretivas e de entrevistas biográficas com educadores de adultos e com adultos, envolvidos neste processo. Os resultados da investigação permitem afirmar que o caráter pioneiro e a complexidade do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais originaram uma reconfiguração da atividade profissional do educador de adultos, no que respeita às suas funções.
Palavras-chave: Educador de adultos; Reconfiguração da atividade profissional; Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais
Downloads
Referências
ALLEA. The European Code of Conduct for Research Integrity. Revised Edition. Berlim: All European Academies, 2017.
AUTOR, 2009 [inserir referência, regra revisão cega]
CANÁRIO, R. Educação de Adultos. Um campo e uma problemática. Lisboa: EDUCA, 1999.
CASPAR, P. Ser formador nos dias que correm – novos actores, novos espaços, novos tempos. Sísifo. Revista de Ciências de Educação, Lisboa, 2, p.87-94, 2007.
CNE (2013). Estado da Educação 2012. Autonomia e descentralização. Lisboa: CNE.
DEJOURS, C. Travail vivant 2: Travail et émancipation. Paris: Payot.
DELORY-MOMBERGER, C. (2019). Recherche biographique en éducation. In: Delory-Momberger, C. (Dir.), Vocabulaire des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique. Paris : Téraèdre, 2019. p.250-256.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. Em três artigos que se complementam. 39ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
JOBERT, G. Les difficiles questions adressées par la VAE à l´analyse du travail. In: Rozario, P. (Dir). Enjeux politiques et systèmes de reconnaissance des apprentissages. Actes du Colloque Européen. Tome 2. Paris : CNAM, 2005. p.7-15.
JOSSO, M.-C. Formação de Adultos. Aprender a viver e a gerir as mudanças. In: CANÁRIO, R.; CABRITO, B. (Org.). Educação e Formação de Adultos. Mutações e convergências. Lisboa: Educa, 2005. p.115-125.
LECLERCQ, V. La professionnalisation du formateur spécialisé en formation de base. Education Permanente, Paris, 164, 3, p. 105-118, 2005.
LESNE, M. La formation des formateurs d´adultes. In: DEBESSE, M.; MIALARET, G. (coord.). Traité des sciences pédagogiques. Paris: Puf, 1978. p.229-278.
LIÉTARD, B. Être formateur. Identifier des incontournables. Se professionnaliser. Lyon : Chronique Sociale, 2014.
MOHAJAN, H. K. Qualitative Research Methodology in Social Sciences and Related Subjects. Journal of Economic Development, Environment and People, Bucharest, v.7, n.1, p. 23-48, 2018.
MORIN, E. La voie. Pour l´avenir de l´humanité. Paris: Fayard, 2011.
PAILLÉ, P. Herméneutique. In: DELORY-MOMBERGER, C. (Dir.). Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Toulouse: Éditions Érès, 2019. p.222-224.
PINEAU, G. La reconnaissance des acquis : deux idées simples qui posent des problèmes complexes. In: PINEAU, G. ; LIÉTARD, B. ;
CHAPUT, M. (Coords.). Reconnaître les acquis. Démarches d´exploration personnalisée. Paris : L´Harmattan, 1997. p.11-17.
RICOEUR, P. Devenir capable, être reconnu. Esprit, Paris, p.125-129, 2005.
ROSE, N. Powers of freedom: reframing political thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
SPCE. Instrumento de regulação ético-deontológica. Carta ética. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.