Reflexões arqueológicas sobre a questão da aprendizagem em Paulo Freire: achados enunciativos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1022Resumo
Este artigo registra uma análise arqueológica do discurso da aprendizagem e de seus usos no dizer pedagógico freireano, baseada nas noções de aprendizagem, de discurso e de enunciado. O texto-fonte foi o livro Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (FREIRE, 1997). A análise encontrou um conjunto de assertivas que informam o enunciado da aprendizagem em Paulo Freire. Três séries enunciativas foram identificadas como constitutivas da tessitura discursiva da aprendizagem em Paulo Freire: o aprender como algo que se realiza naturalmente no cotidiano; o aprender como uma experiência vital de todos os seres vivos; e o aprender como uma questão conexa. Conclui-se que em Paulo Freire a aprendizagem articula a prática educativa e a formação humana como aspectos enunciativamente implicados.
Palavras-chave: Aprendizagem; discurso; Paulo Freire.
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Referências
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