Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia (Brasil): caminhos para a construção curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1024

Resumo

Este artigo é fruto de uma investigação que teve como objetivo traçar o cenário de elaboração da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia, no sentido de compreender as perspectivas desse documento implantado nas escolas em 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou a análise documental. Os resultados mostram que a elaboração contou com participação de diversos autores, porém, alguns mais influentes. A diferença na faixa etária dos alunos foi um dos problemas apontados. Considera-se que a EJA deve ser compreendida como uma modalidade de formação humana contínua e emancipadora, exigindo do professor conhecimentos epistemológicos para consolidar uma percepção de como os jovens e adultos constroem seus espaços de atuação na sociedade.

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Biografia do Autor

Magna Simone de Souza Pinheiro, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Professora da rede estaual de ensino do estado da Bahia

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor da Área de Educação e Ensino do Departamento de Ciências Naturias

Maria Cristina Dantas Pina, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora do Departamento de Historia (DH)

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

Pinheiro, M. S. de S., Carmo, E. M., & Pina, M. C. D. (2020). Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia (Brasil): caminhos para a construção curricular. Horizontes, 38(1), e020041. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1024

Edição

Seção

Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas