Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo

Autores

  • José Jackson Reis dos Santos
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
  • Osmar Hélio Araújo

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1111

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a docência no pensamento de Paulo Freire e socializa resultados de pesquisas e experiências educacionais, desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Esta Seção Temática vincula-se à Revista Horizontes, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil. A seção discute, entre outros aspectos, a(s) docência(s) nesta modalidade educativa, num contexto de resistências e (trans)formações sociais. Os estudos, de modo geral, explicitam que a presença de Paulo Freire no campo da pesquisa, do ensino e da extensão representa a defesa pela democracia e autonomia do sujeito.

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

Santos, J. J. R. dos ., Castro, F. M. F. M. ., & Araújo, O. H. . (2020). Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo. Horizontes, 38(1), e020037. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1111

Edição

Seção

Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas