A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa, MG
  • Otávio Soares Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.310

Palavras-chave:

Escola, Educação Física, Não participação discente.

Resumo

O estudo investigou a não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. A partir de uma investigação de natureza qualitativa, foi possível afirmar que a parcela de alunos que se recusa a participar das aulas adere à prática regular de atividades físico-esportivas em ambientes extraescolares como em academias, clubes e nos bairros onde residem. Dentre os motivos, encontram-se a falta de materiais pedagógicos e estruturais na escola, repertório pouco variado dos conteúdos trabalhados e, ainda, a indiferença por parte do professor diante do quadro apresentado. Já os alunos que participam acabam por assumir o protagonismo nas atividades físico-esportivas, fator esse que tem propiciado a segregação pelos mais habilidosos e conflitos relacionados à categoria gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa, MG

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto na linha de pesquisa "Instituição escolar, formação e profissão docente". Coordena o Subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID-UFV. Coordena o Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Contato: jairopaixao2004@yahoo.com.br

Otávio Soares Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência na UFOP (PIBID-UFOP). Bolsista do Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF), Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. Monitor da disciplina EFD 113 - Jogos. Voluntário do Projeto de Extensão - Exercício Resistido e Envelhecimento Humano. Contato: otaviosoares_mg@hotmail.com

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Paixão, J. A., & Oliveira, O. S. (2017). A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. Horizontes, 35(2), 98–107. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.310

Edição

Seção

Artigos