Construção da Escala Todaro: atitudes de crianças em relação a idosos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.313Palavras-chave:
Atitudes, Crianças, Idosos.Resumo
O objetivo deste estudo foi levantar significados de velhice entre as crianças e representá-los estruturadamente nos moldes de uma escala diferencial semântica, facilmente inteligível para elas. Escalas são meios de avaliação psicológica em que o respondente atribui graus de intensidade a elementos postos à sua análise. Sabe-se que as atitudes podem ser inferidas apenas por evidências de respostas ou indicadores. O método escalar tem ampla aceitação na Psicologia, na pesquisa e na intervenção. Pretende-se descrever a construção da Escala Todaro, para a avaliação de atitudes de crianças em relação a idosos e, despretensiosamente, iniciar um processo de colaboração com os pesquisadores e educadores engajados numa visão progressista de ensino. A Pedagogia Progressista é, no Brasil, um paradigma que propõe a transformação social por meio da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.