Educação intercultural em religião de matriz africana na Amazônia: contribuições para uma Pedagogia Decolonial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.331Palavras-chave:
Pedagogia decolonial, Educação, Tambor de Mina, Interculturalidade, Amazônia.Resumo
Resumo
O artigo pretende refletir sobre as relações entre o pensamento decolonial e o campo da educação, tomando como base uma etnografia das práticas educativas interculturais desenvolvidas no cotidiano de uma religião de matriz africana na Amazônia, o Tambor de Mina. Os dados deste estudo foram obtidos por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso etnográfico, no qual se realizou observação participante das práticas sociais, religiosas e educacionais do terreiro, entrevistas semiestruturadas com membros da casa, entrevistas etnográficas com entidades espirituais incorporadas em seus adeptos, descrição densa e levantamento de traços da história de vida dos sujeitos. Espera-se, a um só tempo, contribuir para o debate epistemológico centrado no cruzamento entre decolonialidade e educação, bem como discutir, a partir de elementos presentes na prática investigada, a possibilidade de construção de uma pedagogia decolonial na Amazônia que, dentre outros contributos, promova a tolerância na diversidade cultural e religiosa.
Palavras-chave: Pedagogia decolonial; Educação; Tambor de Mina; Interculturalidade; Amazônia.
Intercultural education in religion of African origin in Amazon: contributions to a Decolonial Pedagogy
Abstract
The article aims to reflect on relations between the decolonial thought and the education, based on an ethnography of intercultural education developed in the daily life of a religion of African origin in Amazon, the Tambor de Mina. Data from this study were obtained through a qualitative research, of an ethnographic case study type, with participant observation of social, religious and educational practices of the religion, semi-structured interviews with members of the house, ethnographic interviews with spiritual entities incorporated in its followers, dense description and life story of the subjects. It is expected, at the same time, contributing to the epistemological debate centered at the intersection between decoloniality and education, as well as to discuss, from elements present in the investigated practice, the possibility of building a decolonial pedagogy in the Amazon which, among other contributions, promote the tolerance in the cultural and religious diversity.
Keywords: Decolonial Pedagogy; Education; Tambor de Mina; Interculturality; Amazon.
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