“Quem vai orar?!”: Os discursos religiosos entre adultos e crianças em uma escola pública de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.332Palavras-chave:
Escola pública, Educação Infantil, discurso religioso.Resumo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os discursos religiosos que circulam entre adultos e crianças em uma escola de Educação Infantil da rede pública municipal da região metropolitana do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica numa escola da rede pública municipal que contou com observação direta e entrevistas semi estruturadas com os professores e a direção da escola. O estudo apontou que a presença dos discursos religiosos presentes na escola Educação Infantil da rede pública municipal campo da pesquisa eram naturalizados por adultos e crianças, sendo excludentes e discriminatórios. Palavras-chave: Escola pública, Educação Infantil, discurso religioso.
“Who is going to pray?”: Religious discourses among adults and children in an Early Childhood public school
Abstract
This study aims to analyze the religious discourses that circulate among adults and children in a school of Early Childhood Education of the municipal public network of the metropolitan region of Rio de Janeiro. A qualitative survey was conducted of ethnographic inspiration in a municipal public school attended by direct observation and semi structured interviews with teachers and the direction. The study found that the presence of religious discourses present in kindergarten school municipal public field of research were naturalized by adults and children.
Keywords: Public school, Childhood, Religion discourse.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.