Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso

Autores

  • Carlos Toscano

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.333

Palavras-chave:

Educação, Escola, Formação de professores, Formação de leitores.

Resumo

Resumo
O presente artigo propõe delinear como se configurou, num percurso singular, o encontro com os textos e o contexto no qual, mediado pela leitura, certas práticas culturais, a partir da escola, e se entrelaçaram na constituição de um leitor e professor. Apoiado no referencial teórico proposto por Bakhtin e Vigotski, recorro a fragmentos de meu percurso de formação, compondo com eles uma narrativa na qual destacam-se os outros que comigo interagiram e as marcas que essas interações e a leitura produziram em mim. Como resultados destacam-se: o tipo de leitor resulta de um processo histórico, social e cultural que se singulariza no percurso de formação de um sujeito por meio de um conjunto de aprendizados. A compreensão do professor-leitor que somos, historicamente, requer que se leve em consideração que práticas culturais se tornaram acessíveis e como foram vividas pelos sujeitos nas relações sociais.
Palavras-chave: Educação; Escola; Formação de professores; Formação de leitores.

Practices of reading and teacher formation: Reflections from fragments of a route
Abstract
This paper aims to outline how, in a singular way, an encounter took place with the texts and the context in which, mediated by reading, certain cultural practices intertwined to form a reader and a teacher. Supported by the theoretical framework proposed by Bakhtin and Vigotski, I use fragments of my formation journey tying them up with a narrative in which stands out those that interacted with me and the marks that these interactions and reading left in me. The results include: the reader is result of a historical process, social and cultural that singularizes in the course of formation of a subject through a set of learnings. It is intended to describe the formation path of a reader-teacher, as a set of learning experiences and, in this perspective, the need to take into consideration that cultural practices have been made available and how they were experienced by the subjects, in social relations.
Keywords: Education; School; Teacher formation; Reader formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Toscano

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, UEL-PR.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

Toscano, C. (2016). Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso. Horizontes, 34(1), 123–136. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.333