Educação e diversidade religiosa: onde está o conhecimento sobre a tradição religiosa africana na vivência da lei 10.639/03?¹

Autores

  • Ariene Gomes Olveira
  • Allene de Carvalho Lage

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.339

Palavras-chave:

Candomblé, Intolerância Religiosa, Educação étnico-racial

Resumo

Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância de um trabalho pedagógico que contemple a diversidade cultural religiosa nas escolas públicas a partir da experiência e/ou visão de sujeitos candomblecistas. A pesquisa foi realizada num terreiro de Candomblé de Nação Ketu em Caruaru-PE, por meio de entrevistas semiestruturadas, tendo como aporte teórico os estudos pós-coloniais e guiada pelo Método do Caso Alargado. Neste sentido, discutimos a prática pedagógica eurocêntrica presente na formação dos professores, diante da necessidade de se trabalhar com a cultura africana no âmbito escolar. Desta forma, encontramos a importância dos conhecimentos existentes no Candomblé, como fonte de saberes relacionados à cultura africana para o trabalho com a Lei 10.639/03 no âmbito escolar e também como alternativa para minimizar a intolerância religiosa presente contra esta religião na sociedade.
Palavras-Chave: Candomblé; Intolerância Religiosa; Educação étnico-racial)

Education and religious diversity: where is the knowledge about the African religious tradition in the Law 10.639/03?
Abstract
This article has the aim to discuss the importance for a pedagogical work that contemplates the religious cultural diversity in public schools from the experience and/or subject candomblecistas vision. The research was carried out in a yard of Candomblé Ketu nation in Caruaru-PE, through semi-structured interviews, having as theoretical support the post-colonial studies and guided by the Case Method Extended. In this sense, we discuss the Eurocentric pedagogical practice present in the training of teachers, given the need to work with African culture in schools. So, we found out the importance of the existing knowledge in the Candomblé, as a source of African knowledge to work with Law 10,639/03 in the school and also as an alternative to minimize this religious intolerance against this religion in society.
Keywords: Candomblé; Religious intolerance; Ethnic-racial education.

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Biografia do Autor

Ariene Gomes Olveira

Ariene Gomes de Oliveira é mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco- CAA (2014), professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Escritor Osman Lins e Professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Allene de Carvalho Lage

Allene Lage é doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006), Pós-doutora em Educação pela UFRGS (2012) e Pós-doutora em Direitos Humanos pela UFPE (2016). Professora Associada da UFPE e Professora PPGEDU/UFPE e PPGDH/UFPE.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Olveira, A. G., & Lage, A. de C. (2016). Educação e diversidade religiosa: onde está o conhecimento sobre a tradição religiosa africana na vivência da lei 10.639/03?¹. Horizontes, 34(1), 45–54. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.339