O elemento islâmico na história e cultura afro-brasileira: referências para a promoção da lei nº 10.639/03

Autores

  • Vilma Aparecida de Pinho
  • Léia Gonçalves de Freitas
  • Maurício Neubson Medeiros Gonçalves
  • Valter Luciano Gonçalves Villar

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.340

Palavras-chave:

Negros muçulmanos, Lei nº 10.639/03, Interculturalismo.

Resumo

Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um guia de referência sobre o elemento islâmico na cultura africano-brasileira como ferramenta de ensino no estudo da História e Cultura Afro-Brasileira na aplicação didática da Lei nº 10.639/03.Esta é uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica, que disponibiliza dados e fontes que servem como suporte pedagógico para a análise da influência e contribuição de muçulmanos negros na história e na cultura africano-brasileira.
Palavras-Chave: Negros muçulmanos; Lei nº 10.639/03; Interculturalismo.

Islamic Element in the afro-brazilian history and culture: references for the promotion of the law nº.10.639/ 03
Abstract
This research aimed to develop a reference guide on the islamic element in the african-brazilian culture as a teaching tool in the study of History and Afro-Brazilian Culture on the didactic application of the Law 10.639 / 03. This is a theoretical research of qualitative approach and bibliographic nature, which provide data and sources that serve as pedagogical support for the analysis of the influence and contribution of black Muslims in the history and african-brazilian culture.
Keywords: Black Muslims; Law 10.639/03; Interculturalism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Aparecida de Pinho

Vilma Aparecida de Pinho: Fez mestrado em Educação na UFMT (2004), e doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense – UFF (2010) e Pós-Doutorado em Educação Física no PPGEF- (2015). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Física no PPGEF- (2015). É
coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas/GEABI/UFPA e pesquisa sobre Relações étnico-raciais e Educação; Infância, Diversidade e Direitos Humanos; Corpo e Cultura.

Léia Gonçalves de Freitas

Léia Gonçalves de Freitas: Mestra em Educação, Linguagens e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2014). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. Pesquisa sobre Infância e diversidade.

Maurício Neubson Medeiros Gonçalves

Maurício Neubson Medeiros Gonçalves: Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Educação, Diversidade e Sociedade pela Universidade Federal do Pará. É pesquisador associado no GEABI –Grupo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas onde pesquisa Capoeira e Pedagogia; Relações étnico-raciais e Educação, Ciências da religião com ênfase nos em estudos Islâmicos.

Valter Luciano Gonçalves Villar

Valter Luciano Gonçalves Villar: Mestre e Doutor em Literatura e Cultura pela UFPA Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente no seguinte tema: literatura, história e memória cultural.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

de Pinho, V. A., de Freitas, L. G., Gonçalves, M. N. M., & Villar, V. L. G. (2016). O elemento islâmico na história e cultura afro-brasileira: referências para a promoção da lei nº 10.639/03. Horizontes, 34(1), 55–68. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.340