Laicidade da educação em questão: encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana

Autores

  • Gláucio Antônio Santos
  • Marco Antônio Torres
  • Marcus Vinícius Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.341

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Laicidade, Diversidade Religiosa.

Resumo

Resumo
Baseado em recorte de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação apresentado à Universidade Federal de Ouro Preto, o estudo investigou como a laicidade do Estado brasileiro e a diversidade religiosa foram abordadas nos Encontros de Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso nas tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana (MG). A formação era oferecida aos professores de ensino religioso das redes pública e privada pela Secretaria de Estado da Educação/SRE Ouro Preto e Arquidiocese de Mariana. Adotou-se análise qualitativa, pesquisa documental, observação-participante, entrevista semiestruturada e questionários para identificar a proposta pedagógica das reuniões e compreender e analisar como a diversidade religiosa e o conceito de Estado laico eram abordados. Os resultados mostraram que a diversidade religiosa não foi respeitada, o Estado não regulou tais práticas pedagógicas e que as formações podem ser consideradas inadequadas para formação de professores, considerando os princípios da escola pública e laica.
Palavras-chave: Ensino Religioso; Laicidade; Diversidade Religiosa.


Secularity of Education in question: religious education meetings in Ouro Preto and Mariana cities
Abstract
Based on part of a research carried cut in the Graduate Program in Education presented to the Federal University of Ouro Preto, the study investigated how the secular nature of the Brazilian State and religious diversity were addressed in the Methodology Meetings and Religious Teaching of Philosophy in the three hundred years cities of Ouro Preto and Mariana (MG). The training was offered to religious education teachers in public and private schools by the Ministry of Education/SRE Ouro Preto and Mariana Archdiocese. It was adopted a qualitative analysis, documentary research, participant observation, semi-structured interviews and questionnaires to identify the pedagogical proposal of the meetings and understand and analyze how religious diversity and the concept of secular state were addressed. The results showed that religious diversity is not respected, the state did not regulate such teaching practices and that training may be considered inadequate teacher training, considering the principles of public and secular school.
Keywords: Religious Education; Secularity; Religious Diversity.

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Biografia do Autor

Gláucio Antônio Santos

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Fundação Comunitária, Educacional e Cultural de João Monlevade (2005), especialização em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014).

Marco Antônio Torres

Graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Atualmente está vinculado ao Departamento de Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Marcus Vinícius Fonseca

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado em Educação na UFMG (2009) e USP (2014).

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Santos, G. A., Torres, M. A., & Fonseca, M. V. (2016). Laicidade da educação em questão: encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Horizontes, 34(1), 69–80. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.341