Saberes de estudantes de Educação de Jovens e Adultos1 acerca da relação entre escola e religião

Autores

  • Maria Maria Regina Lins Brandão Veas
  • Ana Claudia Ferreira Godinho

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.342

Palavras-chave:

Saberes estudantis, Educação Jovens e adultos, Religião.

Resumo

Resumo
O presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, se instrumentalizou da coleta de dados, observações, registros, questionários e análises, a partir de um contato direto com os sujeitos envolvidos neste processo. Confrontou-se a relação entre escola e religião, a secularização com o pluralismo cultural religioso, numa escola pública e laica. Os dados indicaram que, para estes jovens e adultos, a religião contribui para a construção de suas identidades, a elaboração e a motivação de novos projetos de vida e para se relacionarem com os colegas e docentes. Concluímos que a laicização da educação é indispensável para o respeito à diversidade religiosa dos sujeitos da EJA, mas não a negação e invisibilidade dos saberes não escolares.
Palavras-chave: Saberes estudantis; Educação Jovens e adultos; Religião.

Knowledge of Youth and Adult Education students about the relationship between school and religion

Abstract
This article problematizes results of a research that sought to analyze, from a sociocultural perspective, the meanings that students from Youth and Adult Education attribute to school-religion. A qualitative research, of exploratory perspective, had as data collection instrument, notes, records, questionnaires, and analysis, from direct contact with those involved in this process. The article intends to discuss the relationship between school and religion, by confronting secularization with religious cultural pluralism, in a public and secular school. The data indicated that for these young and adult students the religion plays contribute to the construction of their identities, development and motivation of new life projects and to relate with peers and teachers. We conclude that the secularization of education is necessary to respect the religious diversity of Young and Adult students, but it doesn’t mean to deny – and thus, make invisible – students’ non-school knowledge in relation to any subject.
Keywords: Student knowledge; Youth and Adult Education; religion.

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Biografia do Autor

Maria Maria Regina Lins Brandão Veas

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG é Mestranda na Faculdade de Educação FaE/UEMG. Tem experiência e enfase na área de Educação, Interculturalidade, Educação Indígena e Pluralismo Cultural.

Ana Claudia Ferreira Godinho

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora convidada da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Mestrado em Educação - PPGE/FaE/UEMG Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Conhecimento (CNPq).

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Veas, M. M. R. L. B., & Godinho, A. C. F. (2016). Saberes de estudantes de Educação de Jovens e Adultos1 acerca da relação entre escola e religião. Horizontes, 34(1), 91–100. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.342