Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática

Autores

  • Daiane Martins Bocasanta Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Wanderer Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gelsa Knijnik Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.349

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, ciência, tecnologia, matemática

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou como alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam em relação aos conhecimentos tecnocientíficos. Para isso, foi realizado um trabalho pedagógico no qual os estudantes discutiram sobre ciência, tecnologia e matemática. Essas enunciações consistiram no material empírico que foi examinado com teorizações de Michel Foucault. A análise mostrou que ciência e tecnologia estão relacionadas à noção de progresso e desenvolvimento. A matemática é vista como uma área que impulsiona os avanços científicos e tecnológicos, sendo vinculada à inteligência e à capacidade de “acessar o potencial do ser humano”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Martins Bocasanta, Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fernanda Wanderer, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gelsa Knijnik, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Bocasanta, D. M., Wanderer, F., & Knijnik, G. (2016). Educação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos: analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemática. Horizontes, 34(3), 81–92. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.349