Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa

Autores

  • Natália Costa Leite CEFET-MG UFMG
  • Maralice de Souza Neves

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.369

Resumo

Ancorado nos pressupostos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (ADF), este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido mobilizados pelos professores sobre o projeto EJA e o ensino de língua inglesa. Em nossas análises, pinçamos diversos significantes que caracterizaram a EJA como um espaço menor ou periférico. Nomeamos tais regularidades como FD do Conformismo. Já a FD da Ruptura sinalizou um corte nesses sentidos (pre)vistos e apontou para a produção de outros (não)saberes e novas/outras memórias perante o aluno e o ensino de Língua Inglesa.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Leite, N. C., & Neves, M. de S. (2016). Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa. Horizontes, 34(3), 59–72. https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i3.369