Pedra e Palavra: patrimônios culturais e formação de professores

Autores

  • Cyntia Simioni França Unopar ( Universidade do Norte do Paraná)
  • Nara Rubia de Carvalho Cunha Universidade Federal de Ouro Preto
  • Guilherme do Val Toledo Prado Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.403

Resumo

O presente texto apresenta duas pesquisas em nível de doutoramento que se desdobraram em pesquisas-ação de formação docente,compostas por professores de Educação Básica de escolas públicas de Londrina-PR e Ouro Preto-MG, nas quais foi tematizada a relação entre produção de conhecimentos histórico-educacionais e experiências vividas, tendo em vista a formação docente, abordando patrimônios culturais (O Canto da Odisseia e a cidade de Ouro Preto) como meios de reflexão. O referencial teórico-metodológico e a análise dos dados foram desenvolvidos no interior dos grupos e Kairós, sediados respectivamente na Faculdade de Educação e no Centro de Memória, ambos da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas-SP. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Simioni França, Unopar ( Universidade do Norte do Paraná)

Doutora em Educação pela Unicamp
Membro do grupo de pesquisa do GEPEC e Kairós, ambos da Unicamp.

Pesquisadora do grupo do Mestrado para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias- UNOPAR

Docente do Curso de História e pedagogia da Unopar.

Nara Rubia de Carvalho Cunha, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Unicamp.
Docente do curso de História da UFOP.
Membro do grupo de pesquisa do GEPEC e Kairós, ambos da Unicamp.

Guilherme do Val Toledo Prado, Unicamp

Doutor em Educação.

Docente da Faculdade de Educação-Departamento de Ensino e Práticas Culturais - Unicamp

Líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada

Orientador das teses.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

França, C. S., Cunha, N. R. de C., & Prado, G. do V. T. (2017). Pedra e Palavra: patrimônios culturais e formação de professores. Horizontes, 35(1), 35–48. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.403