Educación, humanidades y opción decolonial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.482Resumo
El artículo se basa en la opción decolonial como una propuesta de integración de perspectivas educativas y sociales adecuada para apreciar los universos de comprensión alternativos a la Modernidad desde un “paradigma-otro” que permita recoger mejor las nuevas preguntas y las nuevas problematizaciones en torno al ser humano y su relación con el cosmos. Para ilustrar esto, el texto se estructura en dos grandes secciones: en primer lugar, expone las condiciones que permiten identificar un marco comprensivo de las humanidades en el tercer milenio. En la segunda sección, se plantean los elementos de una pedagogía decolonial que contribuya a promover desde la educación una racionalidad alternativa de vida y humanidad.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.