Prática pedagógica e o conhecimento declarativo de alunos do Ensino Fundamental II sobre a Educação Física

Autores

  • Maurício Teodoro de Souza Universidade Cidade de São Paulo/Curso de Educação Física
  • Andréa Cristina Saitsu Universidade Cidade de São Paulo
  • Roberto Gimenez Programa de Mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo - Curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.531

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar o conhecimento declarativo de alunos do Ensino Fundamental II sobre a Educação Física.  Participaram desta pesquisa 52 jovens do Ensino Fundamental II de uma escola da grande São Paulo. A técnica de survey foi utilizada para o levantamento e agrupamento das informações. Os resultados encontrados sugerem uma ampliação da visão sobre o componente curricular Educação Física. Esta constatação é reforçada pela menção de temas como pessoas com deficiência, questões étnico-raciais e pela visão de apropriação de espaços públicos para práticas corporais, o que sugere um impacto da proposta do estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Teodoro de Souza, Universidade Cidade de São Paulo/Curso de Educação Física

Docente do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo/Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas/Líder do Grupo de Estudos: Corpo: Teatro da Memória

Andréa Cristina Saitsu, Universidade Cidade de São Paulo

Licenciada em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco/Professora da Rede Pública do Município de Mogi das Cruzes

Roberto Gimenez, Programa de Mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo - Curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo

Docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Lider do Grupo de Estudos sobre o Comportamento Motor e Intervenção Motora (CNPq).

Downloads

Publicado

2018-08-12

Como Citar

Souza, M. T. de, Saitsu, A. C., & Gimenez, R. (2018). Prática pedagógica e o conhecimento declarativo de alunos do Ensino Fundamental II sobre a Educação Física. Horizontes, 36(2), 57–72. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.531

Edição

Seção

Artigos