Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física

Jairo Antônio Paixão, Camila Quintão Ribeiro

Resumo


O estudo analisou a atuação de professores frente à categoria gênero nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I e II, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foram realizadas 40 sessões de observação sistemática de aulas e quatro entrevistas com quatro professores. Inferiu-se a prevalência de silenciamento das questões relacionadas a gênero na atuação indistinta de professoras e professores. Tal silenciamento se faz presente na forma de estruturação e condução das aulas, marcado pela ausência de equidade na participação de alunos e alunas nas atividades propostas nas aulas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.714

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia