Uma análise construcionista social da liberdade na educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.760Resumo
Este ensaio apresenta uma discussão teórica a respeito da liberdade na perspectiva do Construcionismo Social e sua aplicabilidade no contexto da educação escolar. Liberdade, do ponto de vista relacional, só existe quando há possibilidade da divergência, de conflitos de ideias, de expressar opiniões que não são as da maioria. Para isso, precisamos aprender a conviver com pessoas que não tem nada em comum, que são diferentes e nos pareçam estranhas e até incômodas. Denominamos este processo de inclusão. Consideramos que a escola tem uma grande tarefa no sentido de criar comunidades inclusivas, mas isso exige uma significativa reformulação no modelo escolar conhecido, que tende a ser excludente, competitivo, individualista e colonizador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.