O jogo digital Quiz dos tecidos, as contribuições da monitoria para o ensino de Histologia e para a formação acadêmica do monitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.797

Resumo

Relatamos o desenvolvimento de um jogo digital em um projeto de iniciação à docência da disciplina de Histologia e sua importância para formação docente e qualidade do Ensino Superior. O jogo foi criado a partir do programa Power Point da Microsoft®, utilizando o recurso de linkagem de slides para os principais tecidos estudados, com média de 15 questões teórico-práticas e encaminhados aos estudantes antes das provas para revisão. Constatamos sua utilidade na compreensão dos conteúdos em Histologia e para o monitor o aprofundamento na área, autonomia, autocriticidade e autorregulação da aprendizagem, aspectos que o aproximam da carreira docente. Assim, vemos como uma alternativa para professores que desejam diversificar suas estratégias didáticas com um jogo simples e de fácil construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Cardoso Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Técnico Agropecuário pelo Instituto Federal Baiano - Campus Itapetinga (2014) onde atuou também como bolsista no Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras (PFRH-PB) (2012-2013) e voluntário nos programas de monitoria das disciplinas Biologia, Agroecologia e Gestão Ambiental, e Matemática (2011-2012). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (2018), tendo atuado também como monitor de Embriologia e Histologia no Programa de Iniciação à docência (2016-2018) e Iniciação Científica Voluntária (ICV) (2018). Mestre em Ciência Animal pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da (PPGCA/UESC) e atualmente é aluno de Doutorado acadêmico no mesmo programa. Faz parte do Núcleo de Pesquisas em Reprodução e Endocrinologia (NuRE/UESC).

Cristina Luísa Conceição de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre e Doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz e coordenadora do Projeto de Iniciação à Docência Teoria e Prática de Histologia e Embriologia.

Downloads

Publicado

30-03-2020

Como Citar

Santos, L. C., & de Oliveira, C. L. C. (2020). O jogo digital Quiz dos tecidos, as contribuições da monitoria para o ensino de Histologia e para a formação acadêmica do monitor. Horizontes, 38(1), e020017. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.797

Edição

Seção

Relato de Experiência