Diálogo e interação na produção de textos na escola: análise de um evento de letramento

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre letramento na escola com o foco na produção de textos de alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Tomamos como base teórico-metodológica os novos estudos do letramento (NEL) articulada à perspectiva enunciativa da linguagem proposta por Bakhtin. A pesquisa realizou-se por meio de observações com gravações de áudio, registro no diário de campo e entrevista semiestruturada com a docente. Os resultados indicam uma forma dialógica de mediação da professora no trabalho com a língua escrita em uma turma que está finalizando o ciclo de alfabetização, a partir da análise da escrita de um bilhete, evento de letramento muito comum nesse contexto escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João del-rei

Doutora em Educação pela UFMG

Pós-doutorado pelo King`s College

Departamento de Educação 

Programa de Pós-graduação em Educação da UFSJ e da UFPE

Erica Feijó Lima, Secretaria de Educação de Paulista Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em educação pela UFPE

Membro da equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Paulista

Publicado
2020-02-24
Como Citar
Macedo, M. do S. A. N., & Lima, E. F. (2020). Diálogo e interação na produção de textos na escola: análise de um evento de letramento. Horizontes, 38(1), e020005. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.802
Seção
Seção Temática: Gênero textual/discursivo como instrumento