Literacia para as mídias: diálogos pedagógicos e sociais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.850Resumo
O texto trata do conceito de literacia, complexo processo educativo que se ocupa com o alargamento das capacidades para entender, interpretar e relacionar o conteúdo que o sujeito tem ao seu dispor com as práticas sociais diversas, ampliando suas possibilidades de atuação ativa, autônoma e crítica. Falamos em literacias ou multiliteracias. Dada a complexidade da sociedade contemporânea e a omnipresença das mídias, o presente estudo teórico de caráter bibliográfico aponta a necessidade da promoção de literacias que permitam ao sujeito estabelecer uma relação informada, crítica e responsável para e com elas. O cenário europeu e em especial o de Portugal são os aportes quando intencionamos compreender o que se pretende significar e promover ao adentrar no campo da Literacia para as mídias.
Downloads
Referências
BENAVENTE, A. Literacia e cidadania. In: SALGADO, Lucília. Literacia e aprendizagem da leitura e da escrita. Lisboa: Ministério da Educação, 1995.
CONGRESSO LITERACIA, MEDIA E CIDADANIA (Portugal). Universidade do Minho, Braga. Manifesto de Braga. 2011. Disponível em: http://www.gmcs.pt/pt/declaracao-de-braga-sobre-literacia-para-os-media. Acesso em: 10 jun. 2017.
EUROPA. COMISSÃO EUROPEIA SOBRE LITERACIA MEDIÁTICA NO AMBIENTE DIGITAL. Sobre literacia mediática no ambiente digital. 2009. Disponível em: http://www.gmcs.pt/pt/recomendacao-da-comissao-europeia-sobre-literacia-mediatica-no-ambiente-digital. Acesso em: 18 maio 2017.
EUROPA. PARLAMENTO EUROPEU. Oferta de serviços de comunicação social audiovisual. 2010. Disponível em: http://www.gmcs.pt/pt/directiva-201013ue-directiva-servicos-de-comunicacao-social-audiovisual. Acesso em: 10 maio 2017.
LOPES, P. C. Educação para os media nas sociedades multimediáticas. CIES e-Working Paper, nº 108/2011. Publicação do CIES do Instituto Universitário de Lisboa. Disponível em: http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIES-WP108_Lopes.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018
PINTO, M. Intervenção na Conferência Internacional sobre “Cruzamento de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis”. Lisboa, 27 e 28 de Novembro de 2002. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt. Acesso em: 20 nov. 2017.
PINTO, M. Educação para os media em Portugal: experiências, actores e contextos. Lisboa: ERC, 2011.
PORTUGAL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Recomendação sobre Educação para a Literacia Mediática. 2011. Disponível em: http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/recomendacao-do-conselho-nacional-de-educacao-sobre-educacao-para-a-literacia-mediatica.pdf. Acesso em: 20 maio 2017.
REIA-BAPTISTA, V. Conceitos e processos formativos de pedagogia e literacia dos Media. In: Revista Portuguesa de Pedagogia. Universidade de Coimbra. Ano 42-2, 2008, p. 65-77. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/61507013.pdf. Acesso em: 20 maio 2017.
SETTON, M. G. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2015.
TORNERO, J. M. Comunicação e Educação na Sociedade da Informação: Novas Linguagens e Consciência Cívica. Porto: Porto Editora, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.