Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia

  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Suelen Santos Mauricio Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

O presente texto consiste em analisar as manifestações e percepções por meio das narrativas dos/as professores/as de Geografia sobre os saberes e fazeres da docência com estudantes com deficiência no espaço escolar. Para levantamento dos dados, optou-se pela metodologia qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo trinta e quatro professores/as da Educação Básica da cidade de Florianópolis/SC em 2019. Dentre os resultados, constatou-se que os/as professores/as manifestam que lacunas e fragilidades na formação inicial no que toca a essa temática, contribuíram para fragilizar as ações em sala de aula com os/as estudantes com deficiência. Também destacaram a importância da formação continuada em serviço para qualificar as práticas pedagógicas e promover a inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Licenciado e bacharelado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
 Doutora em Geografia; Mestre em Educação; Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC; professora do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.
Suelen Santos Mauricio, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestra em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UDESC. Graduada em Geografia - Licenciatura pela UDESC.
Publicado
2020-06-12
Como Citar
Junior, L. M., Martins, R. E. M. W., & Mauricio, S. S. (2020). Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia. Horizontes, 38(1), e020026. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.854