A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.867Resumo
Esta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida as atividades do material didático denominado Projeto EMAI promovem condições para o aprendizado da leitura de horas no 1º ano do ciclo inicial do Ensino Fundamental. O referencial teórico se situou na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na proposta construtivista. A pesquisa documental verificou que as duas atividades didáticas propostas no projeto EMAI possibilitaram a mobilização de conhecimentos cotidianos e conteúdos procedimentais, o que pode acessar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos (Vygotsky, 1984; 1987). Observamos a quase ausência da História da Matemática como suporte didático e o favorecimento dos conteúdos conceituais, conforme Coll (1996), em detrimento de atividades de essência manipulativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.