A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais

Autores

  • Wagner Marcelo Pommer UNIFESP -Diadema Curso de Ciências-Licenciatura Departamento de Ciências Exatas e da Terra http://orcid.org/0000-0002-6138-1279
  • Mariana Chiccolli Pereira de Rezende

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.867

Resumo

Esta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida as atividades do material didático denominado Projeto EMAI promovem condições para o aprendizado da leitura de horas no 1º ano do ciclo inicial do Ensino Fundamental. O referencial teórico se situou na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na proposta construtivista. A pesquisa documental verificou que as duas atividades didáticas propostas no projeto EMAI possibilitaram a mobilização de conhecimentos cotidianos e conteúdos procedimentais, o que pode acessar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos (Vygotsky, 1984; 1987). Observamos a quase ausência da História da Matemática como suporte didático e o favorecimento dos conteúdos conceituais, conforme Coll (1996), em detrimento de atividades de essência manipulativa.

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Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP -Diadema Curso de Ciências-Licenciatura Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Trabalho atualmente na graduação e no mestrado acadêmico associado ao curso de Ciências- Licenciatura, da UNIFESP, campus Diadema-SP. Sou bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie (1983) e Física pela PUC/SP (1996). Tenho especialização em Matemática, pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestrado acadêmico em Educação Matemática (PUSP, 2008) e doutorado em Educação (FEUSP, 2012). Minha experiência em pesquisas se situa principalmente nos seguintes temas: Teoria Elementar dos Números e Números Irracionais. Na parte teórico-metodológica o enfoque envolve a Didática da Matemática Francesa, especialmente na Engenharia Didática de Brousseau e Artigue, nos Registros de Representação Semiótica de Duval, na Teoria do Antropológico de Chevallard, na Metacognição e nos Núcleos de Significação.

 

Curriculo:  http://lattes.cnpq.br/4262149292744127

ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6138-1279

 

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Publicado

30-03-2020

Como Citar

Pommer, W. M., & Rezende, M. C. P. de. (2020). A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais. Horizontes, 38(1), e020015. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.867