Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos: práticas e demandas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.869Resumo
Todos os anos, novos estudantes ingressam no Ensino Superior e são demandados a desempenhar ações, em língua portuguesa e em línguas estrangeiras, ou seja, os alunos são inseridos em práticas linguageiras denominadas letramentos acadêmicos. Neste artigo, objetivamos apresentar as linhas mestras de um projeto interinstitucional desenvolvido por pesquisadores de três universidades públicas paranaenses (UEL, UTFPR e UNESPAR), cujo objetivo central é o de mapear a existência e/ou as possíveis demandas por práticas de Letramentos acadêmicos no Ensino Superior para, na sequência, propor ações didáticas conjuntas nas universidades envolvidas em um processo de implementação do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmicos - LILA. Como conclusão, apontaremos alguns desafios encontrados na pesquisa, bem como algumas possibilidades de resolução das dificuldades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.