Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.875

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional. Os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e de Biologia do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações na modalidade de Educação de Jovens e Adultos foram integrados em atividades que promoveram a escrita de resenhas de uma obra audiovisual cujo tema era o meio ambiente. A intervenção pedagógica foi analisada por meio da aplicação de um questionário respondido pelos participantes da pesquisa. A análise dos dados revelou o desenvolvimento da metalinguagem sobre a resenha e da compreensão sobre a poluição e o papel do consumo. Conclui-se que o ensino interdisciplinar foi exitoso, pois promoveu letramentos de maneira integrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Costa Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Licenciada em Letras e suas respectivas literaturas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Especialista em Língua Portuguesa pela URCA e Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, aluna do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Licenciado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), onde atua no ensino de inglês em cursos técnicos de nível médio, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).

José Araújo Amaral, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994), com mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2004). Professor efetivo do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. Docente permanente do Programa de Especialização em Educação e Contemporaneidade e do Programa de mestrado em rede PROFEPT (mestrado profissional da Rede Federal), ambos no IFRN/campus Mossoró.

Downloads

Publicado

24-02-2020

Como Citar

Lima, S. C., Lima, S. de C., & Amaral, J. A. (2020). Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional. Horizontes, 38(1), e020011. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.875

Edição

Seção

Seção Temática: Gênero textual/discursivo como instrumento