Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.877

Resumo

A experiência com o ensino de língua portuguesa e a convivência com livros didáticos ensejaram o questionamento sobre quais são as concepções de linguagem e de ensino que avalizam esses materiais didáticos. Escolheu-se como material de análise o livro de Terceiro Ano de Ensino Médio de Maria Emília Amaral et al. Nas discussões, busca-se respaldo no referencial investigativo e metodológico descrito nos estudos dialógicos desenvolvidos, principalmente, por Bakhtin e Volochínov. Como resultados, depreende-se que o material apresenta duas concepções de linguagem e de ensino, uma centrada em uma visão de que o ensino-aprendizado deve seguir um trajeto e outra pautada na interação e no diálogo.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos, Universidade Metodista de Piracicaba

Professora do Programa de Educação em Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo - USP

Graduada em Letras pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas - PUCC

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Publicado

04-07-2020

Como Citar

Ramos, R. de C. A. N. (2020). Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino. Horizontes, 38(1), e020031. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.877