Institutional mission statements: discursive construction of organizational identity in Canadian post-secondary education

Autores

  • Sebin Jung Carleton University

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.907

Resumo

Para navegar nas páginas de instituições educacionais quando escolhendo onde estudar, futuros alunos precisam ter altos níveis de letramento para entender como tais organizações se representam para o mundo.  Este estudo examina a construção discursiva da identidade organizacional nas declarações de missão de instituições Canadenses pós-secundária selecionadas por meio da aplicação do procedimento de análise de gêneros (SWALES, 1990) o Inglês para Fins Específicos de movimentos e passos e análise léxico-gramatical (HYON, 2018) para entender a organização retórica das declarações de missão e padrões gramaticais e lexicais que caracterizam cada movimento individual. Os resultados das análises de um pequeno corpus de 14 declarações de missões mostram que todas as amostras de declaração de missão incluem ‘comprometimentos’ como o movimento obrigatório; entretanto, os comprometimentos primários das declarações de missão da universidade diferenciam-se daqueles de faculdades, portanto refletindo diferenças em propósitos institucionais e funções de dois tipos de instituições educacionais pós-secundária. Implicações práticas e pedagógicas do estudo são discutidos.

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Biografia do Autor

Sebin Jung, Carleton University

MA student

School of Linguistics and Language Studies

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Publicado

24-02-2020

Como Citar

Jung, S. (2020). Institutional mission statements: discursive construction of organizational identity in Canadian post-secondary education. Horizontes, 38(1), e020004. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.907

Edição

Seção

Seção Temática: Gênero textual/discursivo como instrumento