Institutional mission statements: discursive construction of organizational identity in Canadian post-secondary education
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.907Resumo
Para navegar nas páginas de instituições educacionais quando escolhendo onde estudar, futuros alunos precisam ter altos níveis de letramento para entender como tais organizações se representam para o mundo. Este estudo examina a construção discursiva da identidade organizacional nas declarações de missão de instituições Canadenses pós-secundária selecionadas por meio da aplicação do procedimento de análise de gêneros (SWALES, 1990) o Inglês para Fins Específicos de movimentos e passos e análise léxico-gramatical (HYON, 2018) para entender a organização retórica das declarações de missão e padrões gramaticais e lexicais que caracterizam cada movimento individual. Os resultados das análises de um pequeno corpus de 14 declarações de missões mostram que todas as amostras de declaração de missão incluem ‘comprometimentos’ como o movimento obrigatório; entretanto, os comprometimentos primários das declarações de missão da universidade diferenciam-se daqueles de faculdades, portanto refletindo diferenças em propósitos institucionais e funções de dois tipos de instituições educacionais pós-secundária. Implicações práticas e pedagógicas do estudo são discutidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.