A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A presente pesquisa qualitativa tem por objetivo analisar como ocorre a formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos, especialmente para atuação na alfabetização. Essa investigação se sucedeu nos anos de 2017 e 2018 e utilizou como instrumentos de coletas de dados as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, das universidades estaduais de São Paulo e Paraná e questionários para acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Constatou-se que a EJA apresenta desafios que ainda precisam ser enfrentados, dentre estes, a formação de professores para atuarem seguindo as especificidades da área, visto que os cursos de Licenciatura em Pedagogia possuem lacunas no processo de formação profissional docente para a modalidade.

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Biografia do Autor

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. 
Isadora Fonseca de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduada em Pedagogia pela UEPG (2019).

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Publicado
2020-08-31
Como Citar
Scortegagna, P. A., & Fonseca de Souza, I. (2020). A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Horizontes, 38(1), e020040. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.910
Seção
Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas