As relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo foi identificar e compreender as relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos (MCE) sobre Matemática sob as lentes da teoria de Basil Bernstein. A natureza da pesquisa é qualitativa e os dados foram produzidos por meio da análise de documentos, à luz de construtos da teoria dos códigos de Basil Bernstein, o qual propõe uma linguagem de descrição interna e externa. Os resultados apontam que tais materiais sugerem que há um silenciamento do discurso interdisciplinar representado nos textos dos MCE e um distanciamento do discurso acadêmico do não acadêmico, que foi negado nos textos dos Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Doutor em Educação (UFBA);

Mestre em Educação em Ciencias e Matemática (PUCRS);

Especialista em Estatística Educacional (UFPA);

Graduado em Matemática (UEPA).

Professor Adjunto C da área temática Educação Matemática, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Andréia Maria Pereira de Oliveira, UFBA/FACED

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010);

Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003);

graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1995).

Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA.

Publicado
2020-07-04
Como Citar
Lima, R. F., & Oliveira, A. M. P. de. (2020). As relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática. Horizontes, 38(1), e020033. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.912