As relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática
Resumo
Neste artigo, nosso objetivo foi identificar e compreender as relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos (MCE) sobre Matemática sob as lentes da teoria de Basil Bernstein. A natureza da pesquisa é qualitativa e os dados foram produzidos por meio da análise de documentos, à luz de construtos da teoria dos códigos de Basil Bernstein, o qual propõe uma linguagem de descrição interna e externa. Os resultados apontam que tais materiais sugerem que há um silenciamento do discurso interdisciplinar representado nos textos dos MCE e um distanciamento do discurso acadêmico do não acadêmico, que foi negado nos textos dos Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática.
Downloads
Copyright (c) 2020 Horizontes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.