As relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.912

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo foi identificar e compreender as relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos (MCE) sobre Matemática sob as lentes da teoria de Basil Bernstein. A natureza da pesquisa é qualitativa e os dados foram produzidos por meio da análise de documentos, à luz de construtos da teoria dos códigos de Basil Bernstein, o qual propõe uma linguagem de descrição interna e externa. Os resultados apontam que tais materiais sugerem que há um silenciamento do discurso interdisciplinar representado nos textos dos MCE e um distanciamento do discurso acadêmico do não acadêmico, que foi negado nos textos dos Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Doutor em Educação (UFBA);

Mestre em Educação em Ciencias e Matemática (PUCRS);

Especialista em Estatística Educacional (UFPA);

Graduado em Matemática (UEPA).

Professor Adjunto C da área temática Educação Matemática, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Andréia Maria Pereira de Oliveira, UFBA/FACED

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010);

Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003);

graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1995).

Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA.

Downloads

Publicado

04-07-2020

Como Citar

Lima, R. F., & Oliveira, A. M. P. de. (2020). As relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática. Horizontes, 38(1), e020033. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.912