Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.913Resumo
Nosso objetivo, nessa pesquisa, foi investigar que contribuições os professores atribuem aos jogos matemáticos como recurso didático para superação de dificuldades no trabalho pedagógico da subtração. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados trabalhamos com documentos e entrevistas. As possibilidades com os jogos, demonstradas dentro da pesquisa, foram inúmeras, desde a construção de conceitos a conhecimentos anteriores ao entendimento propriamente dito da subtração. Essa relação vai desde a possibilidade do jogo como estratégia para o conhecimento matemático à prática e disponibilidade do professor, visando a possibilidade de um trabalho fundamentado e integrativo entre professores e alunos.
Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Subtração; Prática Pedagógica
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Brincando com palitos e adivinhações.
Petrópolis-Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
ARANÃO, Ivana Valéria Denófrio. A matemática através de brincadeiras e jogos.
Campinas-SP: Papirus, 1996.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.
IAVORSKI, Joyce; VENDITTI JUNIOR, Rubens. A ludicidade no desenvolvimento e aprendizado da criança na escola: reflexões sobre a Educação Física, jogo e inteligências múltiplas. Publicado em: abril de 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd119/a-ludicidade-no-desenvolvimento-e-aprendizado-da-crianca-na-escola.htm. Acesso em: 26 abr. 2015.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos; tradução: Regina A. de Assis. 36. edição,
Campinas,SP: Papirus, 2008, 124p. Disponível em: http://books.google.com.br. Acesso em: 03 out.2015.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas-SP: Autores associados, 2010.
MARTINS, Gilberto Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
MURCIA, Juan Antonio Moreno. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. – Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.
VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar; tradução Maria Lucia Faria Mouro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. – ed. ver. – Curitiba: Ed. Da UFPR, 2014.
ZUNINO, Delia Lerner de. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Método. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.