Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.913

Resumo

Nosso objetivo, nessa pesquisa, foi investigar que contribuições os professores atribuem aos jogos matemáticos como recurso didático para superação de dificuldades no trabalho pedagógico da subtração. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, onde escolhemos como método a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados trabalhamos com documentos e entrevistas. As possibilidades com os jogos, demonstradas dentro da pesquisa, foram inúmeras, desde a construção de conceitos a conhecimentos anteriores ao entendimento propriamente dito da subtração. Essa relação vai desde a possibilidade do jogo como estratégia para o conhecimento matemático à prática e disponibilidade do professor, visando a possibilidade de um trabalho fundamentado e integrativo entre professores e alunos.

Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Subtração; Prática Pedagógica 

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Biografia do Autor

Emanuela Galvão Páscoa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (2003), especialização em Educação e Saúde Pública pela Universidade de Fortaleza (2005). Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é coordenadora pedagógica da Escolinha Primeiro Mundo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional, Formação de Professores, Jogos educativos e Pedagogia de Projetos.

Mara Silvana Ferreira Godinho, Colégio Santa Cecília

Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Psicomotricidade Relacional. Atua como Supervisora Pedagógica do Colégio Santa Cecília

Francisco Marconcio Targino de Moura, FACULDADE DAS AMERICAS - FADAM

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação com área de concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola de Tempo Integral José Carvalho da Regional VI. Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade das Américas - FADAM e da Faculdade de Gestão e Negócios - FGN. Tem experiência na área de Educação, atuando em cursos de formação de professores e assessoria pedagógica, principalmente nas seguintes áreas: Avaliação, Planejamento, Metodologia do Ensino de Ciências, Pesquisa Educacional, Formação de Professores e Estágio de Docência. 

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Publicado

15-11-2020

Como Citar

Páscoa, E. G., Godinho, M. S. F., & Targino de Moura, F. M. (2020). Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente. Horizontes, 38(1), e020052. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.913