A educação de jovens e adultos no documento final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.957

Resumo

Durante os anos de 1996 e 1997, houve um intenso movimento de educação de jovens e adultos no Brasil. Em especial, um fator teve papel relevante neste cenário: a realização da V Conferência Internacional de Educação de Adultos. Diante deste fator, houve uma grande produção textual. Neste artigo – desenvolvido no interior do quadro teórico da Análise do Discurso, considerando, em especial, as propostas de Dominique Maingueneau – parto de uma suposição: a de que, no texto do Documento Final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos, há um posicionamento discursivo – a educação de jovens e adultos como instrumento de equalização social. Assim, por meio do estudo deste posicionamento este artigo busca refletir sobre como a nossa sociedade tem tratado a educação de jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, M. L. de A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

BARONAS, R. L. Ensaios em análise do discurso: questões analítico-teóricas. São Carlos: EdUFSCar, 2011.

BEISIEGEL, C. R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.

BRANDÃO, H. Introdução à análise do discurso. Campinas: Unicamp, 1993.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério do Trabalho - Educação Profissional: Um Projeto Para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: MT, 1995.

CNI/ACE/OIE - Educação Básica e Formação Profissional: Uma Visão dos Empresários. Confederação Nacional da Industria, Salvador, 1993.

COTRIM, G. Educação para uma escola democrática - História e Filosofia da Educação. São Paulo: Saraiva, 1993.

COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

DECLARAÇÃO mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, 1990. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf>. Acesso em 20/5/2019.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a Análise do discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114: 197-223, São Paulo, 2001.

FOSSEY, M. F. Polêmica sobre sexo saudável: uma abordagem discursiva. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

FOUCAULT, M. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Editora, 1995.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

NETO, A. V. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PAIVA, J. Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996-2004. Brasília: UNESCO, 2005.

PAIVA, R. M. M. de. Discursos sobre a educação de jovens e adultos: uma análise dos relatórios da V Conferência Internacional de Educação de Adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ensino) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2019.

PÊCHEUX, M. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de

Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.

POSSENTI, S. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

RAMÍREZ, C. E. N. Pedagogia e governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

RIBEIRO, V. M. (org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2001.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados, 2018.

SILVA, T. T. da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis (RJ): Vozes, 1994.

SOARES, L. J. G. A educação de jovens e adultos: momentos históricos e desafios atuais. Revista Presença Pedagógica, v.2, nº11, Dimensão, set/out 1996.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Macedo Moreira de Paiva, R. (2020). A educação de jovens e adultos no documento final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos. Horizontes, 38(1), e020042. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.957

Edição

Seção

Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas