A educação de jovens e adultos no documento final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Durante os anos de 1996 e 1997, houve um intenso movimento de educação de jovens e adultos no Brasil. Em especial, um fator teve papel relevante neste cenário: a realização da V Conferência Internacional de Educação de Adultos. Diante deste fator, houve uma grande produção textual. Neste artigo – desenvolvido no interior do quadro teórico da Análise do Discurso, considerando, em especial, as propostas de Dominique Maingueneau – parto de uma suposição: a de que, no texto do Documento Final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos, há um posicionamento discursivo – a educação de jovens e adultos como instrumento de equalização social. Assim, por meio do estudo deste posicionamento este artigo busca refletir sobre como a nossa sociedade tem tratado a educação de jovens e adultos.

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Publicado
2020-08-31
Como Citar
Macedo Moreira de Paiva, R. (2020). A educação de jovens e adultos no documento final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos. Horizontes, 38(1), e020042. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.957
Seção
Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas