A educação de jovens e adultos no documento final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.957Resumo
Durante os anos de 1996 e 1997, houve um intenso movimento de educação de jovens e adultos no Brasil. Em especial, um fator teve papel relevante neste cenário: a realização da V Conferência Internacional de Educação de Adultos. Diante deste fator, houve uma grande produção textual. Neste artigo – desenvolvido no interior do quadro teórico da Análise do Discurso, considerando, em especial, as propostas de Dominique Maingueneau – parto de uma suposição: a de que, no texto do Documento Final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos, há um posicionamento discursivo – a educação de jovens e adultos como instrumento de equalização social. Assim, por meio do estudo deste posicionamento este artigo busca refletir sobre como a nossa sociedade tem tratado a educação de jovens e adultos.
Downloads
Referências
ARANHA, M. L. de A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
BARONAS, R. L. Ensaios em análise do discurso: questões analítico-teóricas. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
BEISIEGEL, C. R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.
BRANDÃO, H. Introdução à análise do discurso. Campinas: Unicamp, 1993.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério do Trabalho - Educação Profissional: Um Projeto Para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: MT, 1995.
CNI/ACE/OIE - Educação Básica e Formação Profissional: Uma Visão dos Empresários. Confederação Nacional da Industria, Salvador, 1993.
COTRIM, G. Educação para uma escola democrática - História e Filosofia da Educação. São Paulo: Saraiva, 1993.
COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
DECLARAÇÃO mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, 1990. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf>. Acesso em 20/5/2019.
FISCHER, R. M. B. Foucault e a Análise do discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114: 197-223, São Paulo, 2001.
FOSSEY, M. F. Polêmica sobre sexo saudável: uma abordagem discursiva. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
FOUCAULT, M. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Editora, 1995.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
NETO, A. V. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PAIVA, J. Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996-2004. Brasília: UNESCO, 2005.
PAIVA, R. M. M. de. Discursos sobre a educação de jovens e adultos: uma análise dos relatórios da V Conferência Internacional de Educação de Adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ensino) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2019.
PÊCHEUX, M. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de
Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
POSSENTI, S. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
RAMÍREZ, C. E. N. Pedagogia e governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
RIBEIRO, V. M. (org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2001.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados, 2018.
SILVA, T. T. da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis (RJ): Vozes, 1994.
SOARES, L. J. G. A educação de jovens e adultos: momentos históricos e desafios atuais. Revista Presença Pedagógica, v.2, nº11, Dimensão, set/out 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.