Reflexões sobre a prática docente o desafio da qualidade no PROEJA

Autores

  • Helen Wanderley do Prado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) https://orcid.org/0000-0001-9123-7975
  • Jupter Martins de Abreu Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) https://orcid.org/0000-0003-4056-345X

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.962

Resumo

O PROEJA é um programa que visa a oferta da educação profissional integrada à educação básica na modalidade EJA, sendo oferecido, principalmente, em instituições federais, que têm o seu histórico marcado pelo discurso da excelência. Inserido neste contexto, este trabalho pretende, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, refletir sobre a prática docente e o desafio da qualidade no PROEJA. O referencial teórico abarca autores que se dedicam à modalidade EJA e ao Programa, como Paiva, Machado, Ventura e Moll, entre outros. Constatou-se que há entraves que penetram no processo educativo e dificultam a construção de uma prática educativa emancipatória.

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Biografia do Autor

Helen Wanderley do Prado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ,  na Coordenação Técnico-Pedagógica. É membro do grupo de pesquisa: "Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação".

Jupter Martins de Abreu Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Pós-doutorando em Educação (ProPEd/UERJ), com uma parte do estágio realizada na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha (Espanha). Doutor em Educação (ProPEd/UERJ, Mestre em Música (UNIRIO), Especialista em História do Brasil Pós-1930 (UFF), Bacharel em Música (UNIRIO) e Licenciado em Educação Artística (UNIRIO). Atuou como professor nas redes estadual e municipal do Rio de Janeiro, entre 2006 e 2008, e Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação (SEMED) de Mesquita/RJ, entre 2010 e 2013. Desde 2008 é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Duque de Caxias, onde foi Diretor de Ensino entre 2012 e 2014.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Prado, H. W. do, & Abreu Junior, J. M. de. (2020). Reflexões sobre a prática docente o desafio da qualidade no PROEJA. Horizontes, 38(1), e020063. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.962

Edição

Seção

Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas