Desafios para a formação docente de jovens e adultos: um olhar para o ensino de Ciências e Biologia

Resumo

O artigo analisa dificuldades enfrentadas por licenciandos e recém-egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ao ensinarem Ciências e Biologia nas escolas para o público da Educação de Jovens e Adultos. Apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa estruturados em duas partes: uma reflexão teórica sobre a Educação Jovens e Adultos no ensino de Ciências e Biologia, em que é relatada a experiência de um professor de Ciências e Biologia em uma escola rural no Rio de Janeiro; e uma pesquisa desenvolvida sobre o Projovem Urbano. Tais resultados apontam que ainda há severas dificuldades ao trabalhar a EJA, sobretudo no que se refere à formação no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e que isso pode influenciar diretamente a qualidade do ensino nas escolas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BARZANO, M. A.L. Currículo das margens: apontamentos para ser professor de Ciências e Biologia. Educação em Foco, v. 21, p. 105-124, 2016.

CASSAB, M. Educação de Jovens e Adultos, educação em ciências e currículo: diálogos potentes. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 13-38. mar. 2016 / jun. 2016.

COSTA, G. S.S.; LIMA, R. A.; BRAGA, A. G.S. O Ensino de Botânica na EJA: um estudo de caso no Município de Porto Velho-RO. In: Congresso Nacional de Botânica., 64.,. Anais [...] 2013. Belo Horizonte, 2013.

FLORES, A. S. “Os segredos das flores dos lavrados”: Relato de uma ação educativa na área de Botânica no extremo norte do Brasil. Bol. Mus. Int. de Roraima. V. 8(1): 10-18, 2014.

LIMA. I. K. F. Uma exposição Botânica: produção e significados de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Feira de Santana. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2017.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, I.B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar, Curitiba, n. 29, p. 83-100, 2007.

REIS, P.S. A Formação de Professores e o ensino de Ciências Biológicas: um olhar sobre a práxis docente na Educação de Jovens e Adultos. Revista da SBEnBIO. n. 5, 2012.

SALGADO, M. U. C.; AMARAL, L. A. Manual do Educador: Orientações Gerais. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012.

SANTOS, B. S. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

Publicado
2020-12-30
Como Citar
Santana, C. B. de A., & Barzano, M. A. L. (2020). Desafios para a formação docente de jovens e adultos: um olhar para o ensino de Ciências e Biologia. Horizontes, 38(1), e020059. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.968
Seção
Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas