Desafios para a formação docente de jovens e adultos: um olhar para o ensino de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.968Resumo
O artigo analisa dificuldades enfrentadas por licenciandos e recém-egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ao ensinarem Ciências e Biologia nas escolas para o público da Educação de Jovens e Adultos. Apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa estruturados em duas partes: uma reflexão teórica sobre a Educação Jovens e Adultos no ensino de Ciências e Biologia, em que é relatada a experiência de um professor de Ciências e Biologia em uma escola rural no Rio de Janeiro; e uma pesquisa desenvolvida sobre o Projovem Urbano. Tais resultados apontam que ainda há severas dificuldades ao trabalhar a EJA, sobretudo no que se refere à formação no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e que isso pode influenciar diretamente a qualidade do ensino nas escolas.
Downloads
Referências
BARZANO, M. A.L. Currículo das margens: apontamentos para ser professor de Ciências e Biologia. Educação em Foco, v. 21, p. 105-124, 2016.
CASSAB, M. Educação de Jovens e Adultos, educação em ciências e currículo: diálogos potentes. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 13-38. mar. 2016 / jun. 2016.
COSTA, G. S.S.; LIMA, R. A.; BRAGA, A. G.S. O Ensino de Botânica na EJA: um estudo de caso no Município de Porto Velho-RO. In: Congresso Nacional de Botânica., 64.,. Anais [...] 2013. Belo Horizonte, 2013.
FLORES, A. S. “Os segredos das flores dos lavrados”: Relato de uma ação educativa na área de Botânica no extremo norte do Brasil. Bol. Mus. Int. de Roraima. V. 8(1): 10-18, 2014.
LIMA. I. K. F. Uma exposição Botânica: produção e significados de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Feira de Santana. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2017.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
OLIVEIRA, I.B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar, Curitiba, n. 29, p. 83-100, 2007.
REIS, P.S. A Formação de Professores e o ensino de Ciências Biológicas: um olhar sobre a práxis docente na Educação de Jovens e Adultos. Revista da SBEnBIO. n. 5, 2012.
SALGADO, M. U. C.; AMARAL, L. A. Manual do Educador: Orientações Gerais. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012.
SANTOS, B. S. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.