Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores

Autores

  • Francisco Canindé Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA) Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) https://orcid.org/0000-0002-5089-284X

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.972

Resumo

O trabalho com memórias docentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem se apresentado como recurso teórico-metodológico outro, capaz de ampliar redes de formação continuada de professores e revelar a diversidade de práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar. Assim, reconhecer por meio de rastros e reservas da memória, experiências docentes enquanto indícios de formação continuada, se constitui objetivo deste texto, cujo procedimento metodológico – Entrevistas Recursivas – relacionadas a concepções do pensamento complexo, dos estudos do cotidiano e da formação docente para justiça social, propiciaram refletir sobre práticas pedagógicas cotidianas enquanto movimento fértil à autoformação e compreender a rememoração como ato poderoso de formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Canindé Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA) Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC)

Professor da área de Fundamentos da Educação - Curso de Pedagogia e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA). Temas de interesse: memória, currículo e formação de professores na EJA.

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. (orgs.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 17. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

CHAVEAU, A. Questões para a história do presente. Trad. Ilka Stern Cohen. Bauru, São Paulo: EDUSC, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2008. (Coleção Gêneros e Formação).

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 1990.

MACEDO, Roberto Sidnei. Outras luzes: um rigor intercrítico para uma etnopesquisa política. In. MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo. (orgs.). Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Criação curricular, autoformação e formação continuada no cotidiano escolar. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo. (org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008f.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SÜSSEKIND, Maria Luiza. (orgs.). Formação docente e justiça cognitiva: pesquisas, práticas e possibilidades. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2016.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain Fraçois [et al]. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 63, p. 237-280, out. 2002. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2014

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Silva, F. C. (2020). Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores. Horizontes, 38(1), e020062. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.972

Edição

Seção

Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas