Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores

  • Francisco Canindé Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA) Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) https://orcid.org/0000-0002-5089-284X

Resumo

O trabalho com memórias docentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem se apresentado como recurso teórico-metodológico outro, capaz de ampliar redes de formação continuada de professores e revelar a diversidade de práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar. Assim, reconhecer por meio de rastros e reservas da memória, experiências docentes enquanto indícios de formação continuada, se constitui objetivo deste texto, cujo procedimento metodológico – Entrevistas Recursivas – relacionadas a concepções do pensamento complexo, dos estudos do cotidiano e da formação docente para justiça social, propiciaram refletir sobre práticas pedagógicas cotidianas enquanto movimento fértil à autoformação e compreender a rememoração como ato poderoso de formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Francisco Canindé Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA) Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC)
Professor da área de Fundamentos da Educação - Curso de Pedagogia e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA). Temas de interesse: memória, currículo e formação de professores na EJA.

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Publicado
2020-12-30
Como Citar
Silva, F. C. (2020). Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores. Horizontes, 38(1), e020062. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.972
Seção
Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas