Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade

Autores

  • Carla da Silva Santana Castro Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Claudia da Silva Santana Universidade Metodista de Piracicaba https://orcid.org/0000-0001-9371-1669
  • Marina Soares Bernardes Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia, EESC/FMRP/IQSC - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.977

Resumo

Este artigo discute as relações entre temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas, compreendendo que os processos de emancipação humana na contemporaneidade se articulam ao domínio e capacidade de comunicar e produzir linguagem em novas configurações e ambientes da cultura digital. Resultado de estudo teórico e revisão da literatura, o texto traz reflexões sobre a educação de idosos no cenário da cibercultura. Pressupõe o conhecimento da tecnologia como importante instrumento para a interação e comunicação do indivíduo idoso, bem como desempenhar tarefas cada vez mais complexas e vinculadas às tecnologias de informação e comunicação. O papel da educação formal e não formal é analisado a fim de mostrar a relevância desses espaços para os processos de emancipação humana.

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Biografia do Autor

Carla da Silva Santana Castro, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano; PhD, pela University of Oxford;  Mestre em Educação; Terapeuta Ocupacional.

Claudia da Silva Santana, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes pela PUC/SP; Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela UNIMEP. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP.

Marina Soares Bernardes, Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia, EESC/FMRP/IQSC - Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia, EESC/FMRP/IQSC - Universidade de São Paulo Mestre em Ciências;Terapeuta Ocupacional.

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

Castro, C. da S. S., Santana, C. da S., & Bernardes, M. S. (2020). Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade. Horizontes, 38(1), e020045. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.977

Edição

Seção

Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas