Levantamento de investigações sobre a Educação de Jovens e Adultos na Revista Boletim de Educação Matemática-BOLEMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.989

Resumo

Este artigo objetiva promover um estudo referente às publicações realizadas pelo BOLEMA - Boletim de Educação Matemática, entre os anos de 2009 e 2018. Verificou-se a existência de 22 trabalhos voltados para pesquisas sobre a Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Por meio deste levantamento, foi possível identificar as principais instituições e pesquisadores que investigam esta área e publicam parte de seus trabalhos na referida biblioteca eletrônica. Pretendeu-se, ainda, fazer uma breve análise dos trabalhos vinculados neste meio de comunicação, procurando traçar um panorama sobre o tema estudado. Também se fez necessário um estudo das políticas públicas brasileiras com o objetivo de oferecer, uma reflexão sobre as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anildo Soares Flôr, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Licenciado em Pedagogia e Matemática, Bacharel em Ciêcnias Contábeis. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Gestão Escolar, Psicopedagogia e Antropologia e História dos Povos Indigenas. Mestrando do Programa de Educação Ciecntifica e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Edvonete Souza de Alencar

Doutora em Educação Matemática pela PUC_SP, Professora permanente do programa de pós-graduação em Educação científica e Matemática - UEMS, e professora na Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados da UFGD.

Alessandra Cristina Furtado

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social. UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). É professora associada I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Referências

CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.

CARVALHO, Dierson Gonçalves de; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas no Currículo de Matemática do Projovem Urbano.Bolema, RioClaro, v. 29, n. 51, p. 123-142, abr. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2015000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 20 jan. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a07.

CASAGRANDE DE OLIVEIRA, Aira, como "Ticas" de "Matema" de Cegos Sob ou Viés Institucional: da Integração à Inclusão. 15/12/2008 Boletim de Educação Matemática [online] 2009, 22 (PY): [Acessado em: 20 fev. de 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221889019> ISSN 0103-636X

CONTI, Keli Cristina, LUCCHESI de Carvalho, Dione, A Carta de Apresentação na Construção de Tabelas de Alunos da Educação de Jovens e Adultos.Boletim de Educação Matemática [online] 2011, 24 (dezembro-nenhum mês): [Data da consulta: 15 de fev. de 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291222113002 >ISSN 0103-636X

CRUZ dos Santos, Evelaine, Reseña de "A Etnomatemática no Contexto do Ensino Inclusivo" de RODRIGUES, T. D. Boletim de Educação Matemática [enlinea] 2012, 26: [Data de consulta: 20 de fev. de 2019] Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223574017> ISSN 0103-636X

DE LIMA, Maria José, MONTEIRO, Alexandrina, Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma sessão curricular sobre o conceito de escala. Boletim de Educação Matemática, 2009, 22: [Data de consulta: 20 de jan. de 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221889002> ISSN 0103-636X

DE SOUZA Rosa Borba, Rute Elizabete, DE ARIMATÉIA Rocha, Cristiane Azevedo, Juliana. Estudos em Raciocínio Combinatória: Investigações e Ensino na Educação Práticas Basic. Boletim de Educação Matemática [online] 2015, [Acessado em: 20 de jan. 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162028 > ISSN 0103-636X

DONDA Rodrigues, Thiago, A Etnomatemática na inclusiva do contexto inclusivo: Possibilidades e Desafios. Boletim de Educação Matemática [online] 2008: Acessado em: 20 fev. de 2019. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221878018 > ISSN 0103-636X

FONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros Didáticos e Apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Bolema,Rio Claro , v. 28, n. 49, p. 557-579, ago. 2014 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000200557&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 20 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a05.

GEROMEL MENEGHETTI, Renata Cristina, ZACHEO BARROFALDI, Rita de Cássia, Práticas Efetivas em Educação Matemática não é o contexto de um banco comum. Boletim de Educação Matemática 2015, [Acessado em: 20 de jan, 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162003 >ISSN 0103-636X

INSTITUTO PAULO FREIRE. Programa Mova Brasil. 2013a. Disponível em:<http://www.paulofreire.org/mova-brasil>. Acesso em: 23 set. 2013.

______. Programa Alfabetização Multimeios. 2013b. Disponível em: <http://www.paulofreire.org/programas-e-projetos/educacao-de-adultos/ programa-alfabetizacao-multimeios>. Acesso em: 23 set. 2013.

IFSP. PROEJA. 2013. Disponível em: <http://spo.ifsp.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id= 162&Itemid=202>. Acesso em: 20 set. 2013.

JANUARIO, Gilberto; FREITAS, Adriano Vargas; LIMA, Katia. Pesquisas e Documentos Curriculares no Âmbito da Educação Matemática de Jovens e Adultos.Bolema, Rio Claro,v. 28, n. 49, p. 536-556, ago. 2014 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000200536&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a04.

Knijnik, Gelsa, Glavam Duarte, Claudia, Entrelaçamentos e Dispersões de declarações não Speech Matemática Escolar da Educação: Um Estudo sobre a importância Trazer a "Realidade" fazer Aluno para a matemática salas de aula. Boletim de Educação Matemática [online] 2010, 23 (sem mês-): [Acesso em: 20 jan. 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221915002> ISSN 0103-636X

LIMA, Izauriana Borges; SELVA, Ana Coêlho Vieira. Jovens e adultos construindo e interpretando gráficos. Bolema,Rio Claro , v. 27, n. 45, p. 233-253, abr. 2013 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000100012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000100012.

MEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Programa Nacional do Livro Didático para alfabetização de Jovens e Adultos.Secadi/DPAEJA. 2013e. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id =17458&Itemid=817>. Acesso em: 02 fev. 2019.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Programa Educação nas prisões. Secadi/DPAEJA. 2013f. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id =17460&Itemid=817>. Acesso em: 02 fev. 2019.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA Educação profissional técnica de nível médio / ensino médio. 2013g. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2019.

MIRANDA REIS, Paula, SCHEID GAZIRE, Eliane, A interdisciplinaridade no PROEJA: Uma Proposta Possível no Caderno tema Saúde e Números. Boletim de Educação Matemática [online] 2013, 27 (Agosto): [Acesso em: 20 jan. 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291229373010> ISSN 0103 -636X

MOREIRA CRECCI, Vanessa, Fiorentini, Dario, Gestão do Currículo de Matemática em Diferentes Profissionais. Boletim de Educação Matemática [online] 2014, 28 (Agosto-PY): [Acesso em: 20 jan. 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291231725008 > ISSN 0103-636X

OCAMPO, Daniel Morin; SANTOS, Marcelli Evans Telles dos; FOLMER, Vanderlei. A Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Bolema,Rio Claro , v. 30, n. 56, p. 1014-1030, dez. 2016 . Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2016000301014&lng=pt&nrm=iso >. Acessos em 20 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a09.

PIRES, Célia Maria Carolino et al . O Currículo de Matemática em revista: um editorial. Bolema,Rio Claro , v. 28, n. 49, p. 485-490, ago. 2014 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000200485&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49e02.

PIRES, Célia Maria Carolino. Reflexões sobre Relações entre Currículo, Avaliação e Formação de Professores na Área de Educação Matemática. Bolema,Rio Claro , v. 29, n. 52, p. 473-492, ago. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2015000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a03.

REIS DE MIRANDA, Paula, SCHEID GAZIRE, Eliane, Saúde e Números: uma parceria de sucessão. Boletim de Educação Matemática [online] 2012, 26 (Abril-PY): [Acessado em: 20 fev. de 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223574010 > ISSN 0103-636X

SCANDIUZZI, Pedro Paulo; LÜBECK, Marcos. Itinerários do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática e sua Relação com a Educação Matemática.Bolema -MathematicsEducationBulletin, v. 25, n. 41, p. 125-151, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/72996>.

SCHNEIDER, Sonia Maria, FERREIRA REIS FONSECA, Maria da Conceição, Práticas Laborais em Salas de Matemática Sala de Aula da EJA: perspectivas e tensões nas concepções de aprendizagem. Boletim de Educação Matemática[online] 2014, 28 (dezembro-PY): [Acessado em: 20 de jan, 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291232906015 > ISSN 0103-636X

TEIXEIRA BARRETO, Maria de Fátima, O Tempo Vivido Literacia do Cabelo Adulto nas Salas de Aula de Matemática. 11/08/2005. Boletim de Educação Matemática [online] de 2006, 19 (PY): [Acessado em: 20 fev de 2019] Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221859022> ISSN 0103-636X

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Flôr, A. S., Alencar, E. S. de, & Furtado, A. C. (2020). Levantamento de investigações sobre a Educação de Jovens e Adultos na Revista Boletim de Educação Matemática-BOLEMA. Horizontes, 38(1), e020066. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.989

Edição

Seção

Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas