A pós-graduação Lato Sensu na trajetória profissional de professores de Educação Física

Autores

  • Ana Paula Bernardi Faculdade do Futuro
  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.99

Palavras-chave:

Pós-graduação, Formação continuada, Trajetória profissional, Educação física.

Resumo

O estudo objetivou analisar a percepção de professoras de Educação Física, que realizaram cursos de pós-gradução Lato Sensu, sobre o seu processo de formação continuada, seus saberes, sua prática pedagógica em sua trajetória profissional. Pautou-se na pesquisa qualitativa e no estudo de caso, utilizando como instrumento de pesquisa a narrativa oral. Participaram três professoras de Educação Física que haviam realizado formação continuada. Nas suas trajetórias profissionais, o curso de formação continuada acrescentou maturidade, melhorou a prática pedagógica, abriu os horizontes, pois possibilitou uma predisposição a olhar para si, a pensar sobre, a questionar-se, a refletir sobre sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Bernardi, Faculdade do Futuro

Licenciada em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Especialista em Gestão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Professora da Faculdade do Futuro (MG).

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Especialista em Gestão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Doutoranda em Educação (UFPel).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

Downloads

Publicado

01-05-2017

Como Citar

Bernardi, A. P., Ilha, F. R. da S., & Krug, H. N. (2017). A pós-graduação Lato Sensu na trajetória profissional de professores de Educação Física. Horizontes, 35(1), 133–140. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.99