A formação do professor-pesquisador-reflexivo: os registros da prática como dispositivos de subjetivação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.100Palavras-chave:
dispositivos de subjetivação, professor-pesquisador-reflexivo, pedagogia de projetosResumo
Este artigo trata da formação do docente a partir da experiência e prática educativa por meio da junção da pesquisa e da reflexividade sobre registros do cotidiano, como dispositivos de subjetivação. Desta forma, o professor-pesquisador-reflexivo é o sujeito que pensa e se pensa a partir da ação. Para tanto, extraio dos registros cotidianos alguns focos da pedagogia de projetos ou trabalho por projetos, desenvolvida com crianças no Ensino Fundamental, para pensar sobre os fazeres docentes. Os modos como os sujeitos se subjetivam podem se dar de duas formas: em relação de alienação e opressão (conformando-se ao que recebe) e em relação de expressão e criação, gerando formas singulares de existências, que é onde se deseja chegar. Assume-se, então, o contexto da educação como espaço-tempo da ocorrência da prática, da experiência, da pesquisa e da reflexão, contribuindo para a formação teórica e metodológica constante e contínua, produzindo novos saberes e fazeres.
Downloads
Referências
AREND Silvia M. F.; MACEDO, Fábio. Sobre a história do tempo presente: Entrevista com o historiador Henry Rousso. Tempo e Argumento, Revista do Programa de Pós-graduação em História, Florianópolis, v.1, n.1, jan/jun 2009, p. 201-216.
FERNANDES, Renata S. Anotações e inquietações acerca do objeto, da criança e do simbolismo. Revista Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, v. 32, p. 95-108, 2007a.
____________. O professor-pesquisador, a criança e o tema da morte no espaço escolar. Revista de Ciências da Educação, Americana, v. 16, p. 123-148, 2007b.
____________. O trabalho por projetos no espaço escolar: contribuições e desafios para o professor. IN: PARK, Margareth B. et alli (orgs). Educação infantil: arte, memória e meio-ambiente, Jundiaí: Ed. Árvore do Saber, p. 101-104, 2005a.
____________. Brincando de ser guerreiro/a. Caderno de Pedagogia, Ribeirão Preto, v. 10, p. 99-114, 2005b.
____________. O que se aprende enquanto se brinca: o imaginário na sala de aula. Revista Plures Humanidades, Ribeirão Preto, v. 4, n°1, p. 181-202, 2003.
____________. Em tempo: pequenas reflexões sobre um trabalho com projeto em uma turma de 1ª. série. Cadernos de Educação, Pelotas – RS, v. 17, p. 163-174, 2001.
FERNANDES, Renata Sieiro; PARK, Margareth Brandini. Educação e conhecimento: a torre de Babel, o caleidoscópio e o novo. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 4, p. 126-143, 2010.
FERNANDES, Renata Sieiro; GARCIA, V. A.. Algumas orientações para navegantes e principiantes na navegação: relacionando a pedagogia de projetos com a educação não-formal. Revista Montagem, Ribeirão Preto, v. 8, p. 70-81, 2006.
FERNANDES, Renata Sieiro; SCARASSATTI, M. A. F. De onde partimos, aonde chegamos: um mapa se faz com muitos sentidos. Revista Argumento, Jundiaí, v. 1, p. 59-75, 2004.
FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão: instrumentos metodológicos 1, SP: Espaço Pedagógico, 1996.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: cartografias do desejo. RJ: Ed. Vozes, 2010.
LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Orgs). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LAROSSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. BH: Ed. Autêntica, 2010.
LAROSSA, Jorge. Nota sobre a experiência e o saber da experiência, in Leituras SME, Rede Municipal de Educação de Campinas/Fumec, n. 4, julho/2001.
LAROSSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação, In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.
NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida em 13 de
setembro de 2001. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm. Acessado em 22/11/2007
RODRIGUES, Helmir O. Foucault e a história: produzindo um campo de múltiplas possibilidades. Diálogos & Ciência – Revista da Faculdade de Tecnologia e Ciências – Rede de Ensino FTC. ISSN 1678-0493, Ano 9, n. 26, jun. 2011.
SCOCUGLIA, Afonso C. Por uma história da educação do tempo presente. Anais da Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 2005. Disponível em www.anped.org.br/reunioes/28/textos/GT02/GT02-90--Int.rtf. Acesso em 28/11/2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.