Estudo do verbo em livros didáticos: excesso permanente de metalinguagens para crianças
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1028Resumo
Investigamos uma proposta de trabalho pedagógico com conteúdo gramatical em uma coleção de livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no tocante à classe morfológica dos verbos. Investigamos o manual do professor da coleção selecionada, além dos cinco volumes didáticos destinados aos alunos. Os resultados revelaram que três livros apresentam um trabalho pedagógico sistematizado sobre formas verbais e informado por atividades metalinguísticas. Os verbos são focalizados em textos completos ou, inclusive, em excertos selecionados. As noções de gêneros textuais não influenciaram diretamente o enfoque gramatical, diferentemente do recomendado na literatura científica de referência e em diretrizes curriculares oficiais.
Downloads
Referências
APARÍCIO, A. S. M. Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 4, p. 883-907, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARROS, C. G. P. Capacidades de leitura de textos multimodais. Polifonia, Cuiabá, n. 19. p. 161-186. 2009.
BATISTA-SANTOS, D. O; TELES, E. A. Concepções de gramática no livro didático: interfaces com o ensino de língua materna. Interfaces. Guarapuava, v. 9 n. 4. 2018. p. 108-123.
BRASIL, Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa: ensino fundamental anos iniciais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000.
BECHARA. Gramática escolar da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens (1ª ao 5ª ano). 6. ed. São Paulo: Atual Editora, 2017a.
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens – Manual do professor (1ª ao 5ª ano). 6. ed. São Paulo: Atual Editora, 2017b.
DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (Org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 9, p. 5-45, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4th. Ed. New York: Routledge, 2014.
LIBÂNEO, J. C. A formação de professores no curso de Pedagogia e o lugar destinado aos conteúdos do Ensino Fundamental: que falta faz o conhecimento do conteúdo a ser ensinado às crianças? In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (Org.). Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017, p. 49-78.
MAGALHÃES, T. G.; LACERDA, A. P. O. Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes. Horizontes, Itatiba, v. 37, p. 1-23, 2019.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, analise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.
MENDONÇA, M. R. S. Análise linguística: refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In: SANTOS, C.F.; MENDOÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 73-88.
PERNAMBUCO, J.; FIGUEIREDO, M. F. Contribuições bakhtinianas para o ensino da gramática. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 2, p. 682-696, 2011.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. O trabalho com gêneros por meio de projetos. In: SANTOS, C.F.; MENDOÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 115-132.
SOUZA, E. M. F.; LADEIA, R. T. L. R. O livro didático de língua portuguesa: um destaque discursivo para o ensino de gramática. Percursos Linguísticos, Vitória, v. 8, n. 18, p. 58-74, 2018.
SOUZA, José W. A. Por uma sistemática didática: estudos semânticos voltados ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2017. 196 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguística, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2017.
SIGILIANO, N. S.; SILVA, W. R. Diagnóstico de propostas de análise linguística em livros didáticos aprovados em programa oficial. In: MAGALHÃES, T.; GARCIA-REIS, A.; FERREIRA, H. (Orgs.). Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 19-40.
SILVA, W. R. Estudo de gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: Eduem, 2011.
SILVA, W. R. Letramento e fracasso escolar: o ensino da língua materna. Manaus: UEA Edições, 2012.
SILVA, W. R.; LIMA, P. S.; MOREIRA, T. M. (Org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escolas e universidades. Campinas: Pontes Editores, 2016.
SILVA, W. R.; MELO, L. C. Teoria acadêmica e prática docente em referencial curricular. In: SILVA W. R.; MELO, L. C. (Org.). Pesquisa & ensino de língua materna e literatura: diálogos entre formador e professor. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 37-62.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática: ensino plural. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.