Um brinquedo chamado natureza: surpresa, encantamentos e descobertas na creche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1040

Resumo

Este relato de experiência compartilha o trabalho realizado em uma creche municipal da região do ABC Paulista que vislumbrou o brincar na natureza e com ela como potencializador de vivências e descobertas com o corpo por meio dos diferentes sentidos. Para tanto, foi desenvolvido um projeto compartilhado com as famílias com o objetivo de organizar contextos que favorecessem as experiências de crianças de 3 anos com a natureza. O referencial teórico dialogou com os estudos de Léa Tiriba, Jorge Larrosa e Gandhy Piorski, entre outros. Como resultados, observou-se que a criança, quando acolhida em suas necessidades e indagações, assume seu protagonismo, transforma e amplia os conhecimentos de si e do mundo no qual convive, construindo dessa forma sua identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Graciele de Araujo Valério, Mestranda na Universidade de São Caetano do Sul USCS.

Professora de Educação Infantil na Prefeitura de São Caetano do Sul, cursando o Mestrado Profissional em Educação.

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade de São Caetano do Sul - USCS

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Especialização em Psicologia Escolar/Educacional e em Formação de Educadores/as. Professora e pesquisadora do curso de Pedagogia da UMESP, onde também foi coordenadora de Estágio. Nesta universidade ainda coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e a Brinquedoteca do curso de Pedagogia. Coordenadora de área do PIBID do curso de Pedagogia Presencial (UMESP/CAPES). Docente e pesquisadora dos cursos de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenadora da Brinquedoteca do curso de Pedagogia da USCS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPF-UMESP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, diversidade e educação (USCS).Trabalhou na Equipe de Orientação Técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Atuou como coordenadora de grupo em projetos do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Atua na formação docente em instituições públicas e privadas, realizando cursos e palestras para professores/as, gestores/as e demais profissionais do campo da educação. Possui livros organizados e artigos publicados em livros e periódicos da área de educação.

Camila Lopes de Souza, Mestranda na Universidade de São Caetano do Sul USCS.

Professora de Educação Educação Física na Prefeitura de Santo André, cursando o Mestrado Profissional em Educação.

Referências

ARAÚJO, C. de. Entre corpos sensíveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas) ‒ Instituto de Artes, Universidade de Brasília, [s. l.], 2015.

BARROS, M. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

CAPRA, F. A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 9. ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2004.

CORNELL, J. Guia de atividades para pais e educadores. São Paulo: Aquariana, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

LOUV, R. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno de déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.

PIORSKI, G. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

TIRIBA, L. Educação Infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.

VALÉRIO, V. G. A. As interações e o brincar na e com a natureza: construindo uma infância desemparedada na creche. 2021. 207p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2021.

Downloads

Publicado

30-11-2022

Como Citar

Valério, V. G. de A., da Silva, M. R. P., & Souza, C. L. de. (2022). Um brinquedo chamado natureza: surpresa, encantamentos e descobertas na creche. Horizontes, 40(1), e022063. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1040

Edição

Seção

Relato de Experiência