Um brinquedo chamado natureza: surpresa, encantamentos e descobertas na creche
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1040Resumo
Este relato de experiência compartilha o trabalho realizado em uma creche municipal da região do ABC Paulista que vislumbrou o brincar na natureza e com ela como potencializador de vivências e descobertas com o corpo por meio dos diferentes sentidos. Para tanto, foi desenvolvido um projeto compartilhado com as famílias com o objetivo de organizar contextos que favorecessem as experiências de crianças de 3 anos com a natureza. O referencial teórico dialogou com os estudos de Léa Tiriba, Jorge Larrosa e Gandhy Piorski, entre outros. Como resultados, observou-se que a criança, quando acolhida em suas necessidades e indagações, assume seu protagonismo, transforma e amplia os conhecimentos de si e do mundo no qual convive, construindo dessa forma sua identidade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. de. Entre corpos sensíveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas) ‒ Instituto de Artes, Universidade de Brasília, [s. l.], 2015.
BARROS, M. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
CAPRA, F. A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 9. ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2004.
CORNELL, J. Guia de atividades para pais e educadores. São Paulo: Aquariana, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
LOUV, R. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno de déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.
PIORSKI, G. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
TIRIBA, L. Educação Infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.
VALÉRIO, V. G. A. As interações e o brincar na e com a natureza: construindo uma infância desemparedada na creche. 2021. 207p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Viviane Graciele de Araujo Valério, Marta Regina Paulo da Silva, Camila Lopes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.