Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Seja bem-vindo!
Atual
Edições Anteriores
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua
v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1
Publicado:
25-03-2022
Editorial do volume 40, n.1 (2022)
e022082
PDF
Avaliadores ad hoc
se022083
PDF
Artigos
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timm
e022067
PDF
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp
Régis Henrique dos Reis Silva, Beatriz Rodrigues de Almeida
e022065
PDF
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
Juliana Ferreira da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
e022060
PDF
A grande presença dos exames em larga escala na Política Nacional de Educação Especial de 2020
Claudia de Oliveira Fernandes, Raquel Silva Teixeira de Miguel
e022061
PDF
História da educação profissional em Minas Gerais: instituição escolar que educa para o trabalho
Sônia Aparecida Siquelli
e022064
PDF
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
Ana Cristina Gonçalves Abreu Souza, Marina Graziela Feldmann
e022040
PDF
As brincadeiras lúdicas e a formação de crianças
Cleomar Ferreira Gomes, Eva Laura Silva Fortes Carvalho, Renata Aparecida Carbone Mizusaki
e022044
PDF
A atuação de professores de Educação Física no ensino remoto em um CEJA do interior do Ceará
Paulo Rogério de Lima, Genira Fonseca de Oliveira, Maria Raquel de Carvalho Azevedo
e022043
PDF
Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
Lisiana Lawson Terra da Silva, André Luis Castro de Freitas
e022037
PDF
Família, escola e especialistas: o tripé que contribui para o desenvolvimento da criança autista
Tiago Hideo Loula Chida, Gisele Soares Lemos Shaw
e022057
PDF
Dos quilombos aos quilombos de conhecimentos: espaços de resistência do negro
Josiney da Silva Trindade, Vilma Aparecida de Pinho
e022041
PDF
Lugares da infância: a escola como espaço de formação sócio-histórico-cultural
JENIFFER MAIARA KRUL, Eliane do Rocio Alberti
e022048
PDF
Representações da velhice: uma análise dos desenhos de crianças, antes e depois de uma ação educativa gerontológica
Monica de Ávila Todaro, Meire Cachioni
e022045
PDF
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
Edna Sousa Cruz
e022042
PDF
A implementação da gestão escolar democrática na escola pública paulista em discussão
Nonato Assis de Miranda, Maria Aparecida Nobre Santana
e022039
PDF
Processos educativos de mulheres ciganas: ultrapassando fronteiras e (re)significando identidades
Gláucia Siqueira Marcondes, Anderson Ferrari
e022047
PDF
A meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014 - 2024) na rede municipal de Fortaleza
Keifer Fortunatti, Ruani Cordeiro de Sousa, Eloisa Maia Vidal
e022020
PDF
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rocha
e022019
PDF
O papel do discurso nos processos de constituição identitária do surdo: um olhar da análise crítica do discurso
Derli Machado de Oliveira, Daisy Mara Moreira de Oliveira
e022018
PDF
As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, José Weeller da Silva
e022074
PDF
Os deslocamentos da noção de infância na racionalidade neoliberal: uma análise sobre as políticas curriculares contemporâneas para a educação infantil
Amanda Porto da Cruz, Maria Renata Alonso Mota
e022016
PDF
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
Adrinelly Nogueira, Maria Célia Borges
e022014
PDF
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI
Lívia Maria Rassi Cerce, Renato de Oliveira Brito
e022013
PDF
Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky
Adilson Cristiano Habowski, Tassia Roberta da Rosa Reinhardt Reinhardt, Elaine Conte
e022011
PDF
A universidade no horizonte de estudantes oriundos de escola pública: um estudo qualitativo sobre a permanência
Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
e022010
PDF
Uma análise de um texto prescritivo de uma universidade pública: a assessoria pedagógica universitária
Jaqueline Antonello, Siderlene Muniz-Oliveira
e022009
PDF
As contribuições da formação continuada para o ensino superior em um centro universitário de Maceió/AL
Glauber Marques de Magalhães Mauricio, Leonete Luzia Schmitd
e022008
PDF
Vivências no laboratório de estudos e pesquisas de educação em geografia: contribuições no percurso formativo
Gabrielle Luana Rosinski, Agatha Rosa dos Santos, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
e022007
PDF
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Gabriela Medeiros Nogueira
e022006
PDF
Relações dialógico-valorativas da profissão docente em charges virtuais: revisitando representações sociais
Pollyanne Bicalho Ribeiro, Daniella Lopes Dias ignácio Rodrigues
e022005
PDF
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
Priscila de Oliveira, Kamila Lockmann
e022004
PDF
Leitura multimodal: proposta de ensino híbrido com metodologia de estações rotacionais
Viviane Pinheiro, Adriana Santos
e022003
PDF
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
Tânia Guedes Magalhães, Andreia Rezende Garcia-Reis
e022002
PDF
Desenvolvimento do letramento matemático em uma sequência didática nos anos iniciais do ensino fundamental
Lúcia Moreno , Klinger Ciríaco
e022001
PDF
Ensaio
Metacognição e formação inicial do professor de Língua Portuguesa e Literatura: reflexões sobre o professor-leitor
Evandro Luiz Ghedin, Priscila Vasques Castro Dantas
e022062
PDF
Espaço e experiência estética-Arte como dispositivo de uma educação ambiental do olhar
Elisabeth Brandão Schmidt, Luiza Corrêa Elói, Danielle Müller de Andrade
e022038
PDF
A educação é uma ciência? Reflexões acerca de seu estatuto epistemológico e metodológico
Janaína Bueno Bady, Adriano do Carmo Flores de Lima, Denise Regina Quaresma da Silva
e022015
PDF
Autoformação docente: constituição e permanência do conceito
SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU, SILVIA MARIA NÓBREGA-THERRIEN, JACQUES THERRIEN
e022012
PDF
Relato de Experiência
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência
Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Adriana de Sá Pinheiro, Helena Megumi Sonobe
e022066
PDF
Um brinquedo chamado natureza: surpresa, encantamentos e descobertas na creche
Viviane Graciele de Araujo Valério, Marta Regina Paulo da Silva, Camila Lopes de Souza
e022063
PDF
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil
Tânia Zanella de Castilho Magalhães, Camila Regina Rostirola
e022046
PDF
Projeto “Vivenciando o cuidado de si e do outro na/para a docência”: algumas vivências e impressões
Luciana Aparecida Silva de Azeredo
e022021
PDF
Resenha(s)
Relações de ensino e trabalho docente: uma história em construção
Daniel Novaes
e022017
PDF
Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas
EDITORIAL - Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas
Sirlene Mota Pinheiro Silva, Jónata Ferreira Moura, Márcia Aparecida Amador Mascia
e022036
PDF
Em tempos de conservadorismo: pensar relações entre o “escola sem partido” e as questões de gênero e sexualidade nas escolas
Roney Polato de Castro, Ana Carolina Mercês Coura
e022026
PDF
Sexualidade, ética e feminismos – velhos e novos dilemas
Alexnaldo Teixeira Rodrigues
e022028
PDF
Políticas públicas de gêneros e sexualidades: proposta de formação continuada docente em rede com o uso da webquest
Andrea Geraldi Sasso, Fabiane Freire França
e022031
PDF
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
Murilo Martins Eliseu, Yalin Brizola Yared, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes
e022025
PDF
Poéticas visuais da contemporaneidade: gênero e sexualidade para o contexto escolar
Elisângela da Silva Santos, Manoel Messias Rodrigues Lopes, Suely Lima de Assis Pinto
e022030
PDF
Educação sexual escolar: percepção dos alunos e professores
Joao Francisco de Carvalho Choé
e022034
PDF
Gênero e sexualidade na escola do campo: desafios e possibilidades da prática docente
Luciane Olegario da Silva, Sônia Fátima Schwendler
e022035
PDF
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
Márcio Oliveira, Heloisa Toshie Irie Saito, Debora Luppi Souto
e022033
PDF
Fronteiras de gênero e sexualidade na educação infantil: deslocamentos e produção de redes de vigilância
Graciele Mendes de Carvalho, Zuleide Paiva da Silva
e022022
PDF
Bendito entre as mulheres: a presença masculina na educação infantil
Hugo Marangoni Santos, Selma Borghi Venco
e022024
PDF
Gênero, raça, sexualidade e classe nos projetos político-pedagógicos em cursos de psicologia
Vanilce Farias Gomes, Conrado Neves Sathler , Marisa de Fátima Lomba de Farias
e022027
PDF
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti
e022029
PDF
A questão do gênero na docência em engenharia
Debora Meyhofer Ferreira, Adair Mendes Nacarato
e022032
PDF
Panorama das pesquisas sobre a participação das mulheres na construção da astronomia nos séculos XIX e XX
Camila Maria Sitko
e022023
PDF
Seção temática: Educação e Deficiência
Editorial: Educação e deficiência - experiências e lutas por direitos no contexto pandêmico
Ana Paula de Freitas, Maria Inês Bacellar Monteiro
e022059
PDF
Educação e deficiência no contexto da pandemia: o caso do México
Gabriela Begonia Naranjo Flores, Arturo Guzmán Arredondo
e022081
PDF
A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
Branca Monteiro Camargo, Mateus Henrique do Amaral, Maria Inês Bacellar Monteiro
e022054
PDF
Ações da rede estadual de ensino no Pará voltadas à educação especial em tempos de pandemia do COVID-19
Hector Renan da Silveira Calixto, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
e022078
PDF
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzi
e022053
PDF
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
Izabella SantAna, Débora Dainez, Teresa Cristina Leança Soares Alves
e022052
PDF
Narrativas de professoras de estudantes com deficiência sobre o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19
Laís Cordeiro Rodrigues, Fátima Aparecida Gonçalves Mendes, Daniel Novaes
e022049
PDF
Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
Paulo Clepard Silva Januario, Milena Pedro de Pedro de Morais, Graciele Massoli Rodrigues
e022069
PDF
Práticas educacionais pautadas no Plano Educacional Individualizado durante o ensino remoto
Ingrid Carla Aldicéia Oliveira do Nascimento, Clayton Torres Felizardo, Patricia Braun
e022056
PDF
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
Luiz Fernando de Freitas Junior, Gleice Aline Miranda da Paixão, Ricael Spirandeli Rocha
e022072
PDF
Educação especial nas escolas federais de EPT de Santa Maria: desafios da pandemia Covid
Mariglei Severo Maraschin, Vantoir Roberto Brancher, César Augusto Robaina Filho
e022075
PDF
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Mota, Geandra Claudia Silva Santos
e022068
PDF
A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
Romária de Menezes do Nascimento, Giovana Maria Belém Falcão, Kátia Maria de Moura Evêncio
e022071
PDF
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto
Ana Patricia Sá Martins, Aline Carvalho de Sousa
e022079
PDF
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco
Fabíola Monica da Silva Gonçalves, Thays Suelen de Morais Pereira Fernandes, Marina Lins de Carvalho Rocha
e022080
PDF
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
Lucia Pereira Leite, Drielle Sauer Paparella, Ariane Vieira de Souza
e022051
PDF
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
Adriana Maria Valladão Novais Van Petten, Adriana Araújo Pereira Borges, Maria Luisa Magalhães Nogueira
e022055
PDF
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
Janete Lopes Monteiro, Vivian Ferreira Dias, Ana Claudia de Lima Linhares
e022076
PDF
Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
Michele Pereira de Souza da Fonseca, Maria Luíza Mendes Santos, Karine Melo Aquino de Oliveira
e022070
PDF
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Vianna
e022073
PDF
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social: princípio político da escola e da docência
Graciele Marjana Kraemer, Luciane Bresciani Lopes, Liliane Ferrari Giordani
e022050
PDF
Impactos do isolamento social nas crianças em idade escolar
Alessandra Dilair Formagio Martins, Juliana Bergantin Gessoli
e022077
PDF
A educação em Macapá, AP no cenário pré-pandêmico: indicadores de acesso e permanência de alunos com necessidades específicas a partir da Meta 4 do PNE
João Paulo da Conceição Alves, Ana Paula Vieira Souza, Diana Siqueira Crispin
e022058
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mapa de Acesso