O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I

Resumo

Este trabalho investiga a prática de ensino de produção de texto em perspectiva dialógica no Ensino Fundamental I. Mobiliza a filosofia do Círculo de Bakhtin, sobretudo Bakhtin (2011), Volóchinov (2013, 2017) e pontos de vista de Antunes (2003), Koch (2006), Marcuschi (2008) etc. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e aponta para conceitos que fundamentam o ensino de produção textual. Como resultado, constatou-se que a prática de ensino-aprendizagem de escrita em perspectiva dialógica evidencia aspectos relacionados com o texto como instância material da orquestração de vozes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Flávio Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba.
Professor de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba.
Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba.
Maria do Socorro Pereira da Silva, Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Alagoinha-PB.
Professora da Educação Básica do Município de Alagoinha - PB. Mestranda em Educação pela FACEM.
Publicado
2021-02-25
Como Citar
Oliveira, A. F. F. de, Nascimento, I. A. de A., & da Silva, M. do S. P. (2021). O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I. Horizontes, 39(1), e021002. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1065