Garantir o interesse e a atividade da criança: as festas escolares e o ideário renovado de ensino (finais do século XIX e primeiras décadas do século XX)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1077Resumo
O artigo analisa as relações entre o objeto festas escolares e as ideias escolanovistas divulgadas em periódicos de ensino e manuais pedagógicos publicados em finais do século XIX e início do XX. Trata-se de um relato de pesquisa que busca analisar como as comemorações escolares se relacionaram ao discurso renovado de ensino contribuindo para a consolidação de premissas fundantes do movimento. As análises elaboradas indicam que experiência festiva reconstruída transformar-se-ia na atividade capaz de garantir o interesse e a funcionalidade da educação, reunindo, em um só evento, conceitos caros ao movimento renovador.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
________________. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
CLAPARÈDE, E. (1933). A educação funcional. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Biblioteca Pedagógica Brasileira, Atualidades Pedagógicas, Série III, Volume IV.
DEWEY, J. (1936). Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Coleção Atualidades Pedagógicas.
_______ (1978). Vida e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Coleção Atualidades Pedagógicas.
FERRIÈRE, A. (1934). A escola ativa. Porto: Editora Nacional de Antônio Figueirinhas.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, jan.-jun/2001, p. 09-43.
LAGE, Bernardino da Fonseca. Didáctica Geral da Escola Moderna – Segundo os atuais programas das Escolas do Magistério Primário. Porto: Edição de J. Reis & Silvas, Ltda., 1945.
LOUREIRO, Francisco de Sousa (Professor efetivo dos liceus e Diretor da Escola do Magistério Primário de Coimbra). Lições de Pedagogia e Didática Geral. Edição do Autor, 1950.
LOURENÇO FILHO, M. B. (1963). Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Editora Melhoramentos, 8ª edição.
NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Introdução à Didática Geral (Dinâmica da Escola). Brasil/Portugal: Editora Fundo de Cultura, 1960.
NÓVOA, A. (1995). Uma educação que se diz nova. Candeias, et al. Sobre a Educação Nova: cartas de Adolfo Lima a Álvaro Viana de Lemos. Lisboa: Educa, p. 25-41.
SCHRIEWER; J.; NÓVOA, A. (2000). A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa.
VIANA, Mario Gonçalves. Pedagogia Geral. Porto: Livraria Figueirinhas, 4ª edição, 1960, 1ª edição 1946.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.